24 de julho de 2018 as 15:29 / Educação, Cultura, Esporte e Lazer

Estudantes auxiliam na implantação de horta na escola Antonio Parreiras de Tio Hugo

Uma parceria entre as secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente, Educação e o escritório da Emater Ascar de Tio Hugo está promovendo um trabalho especial na escola municipal de ensino fundamental Antonio Parreiras. Desde o início do mês a patrulha agrícola e a comunidade escolar trabalham na implantação de uma horta próxima a escola. O intuito desta iniciativa é envolver os jovens estudantes nas atividades de produção de legumes e hortaliças e ainda garantir a melhoria da qualidade da merenda escolar consumida diariamente.

O processo de instalação da horta foi iniciado com a patrulha agrícola da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que através dos seus equipamentos fez os canteiros. Na sequencia, os alunos instruídos pelo engenheiro agrônomo da secretaria, Osvaldo Santos Lima, iniciaram o plantio dos legumes e verduras na horta, que possui acompanhamento diário dos jovens e da direção da escola. De acordo com o secretário José Claudir Machado, além melhorar a qualidade dos produtos servidos na merenda escolar, o conhecimento que os alunos adquirem no colégio através da atividade prática, são levados pra casa, onde eles poderão promover também a produção de hortaliças. A expectativa é que este projeto seja levado até outras escolas do município. A escola municipal Frei Clemente na Linha Graeff possui uma horta própria que já produz há um bom tempo legumes e verduras que são consumidas pelos alunos.