21 de maio de 2018 as 15:23 / Agricultura e Meio Ambiente

Servidores da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente participam da quarta edição do Projeto Capacitar da Defesa Civil

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Tio Hugo José Claudir Machado e o servidor da secretaria Johni Schaefer participaram da quarta edição do Projeto Capacitar da Defesa Civil. A atividade foi realizada em Erechim na quinta feira 17 de maio,e reuniu representantes de 49 municípios da região norte do estado. Nesta edição do projeto, os coordenadores da regional de Passo Fundo, Major Ricardo Mattei e seu adjunto, Sargento Adair Miranda palestraram durante o dia sobre as diferentes ações da Defesa Civil – em nível nacional, estadual e municipal. Os assuntos abordados nas palestras dadas ao longo do dia, aos representantes municipais, foram sobre o Sistema Integrado de Informações de Desastres S2ID, Plano de Contingência (documento que formaliza modos de ação e controle prévio, no decorrer e posteriormente à ocorrência de eventos meteorológicos), a importância das ações preventivas e outras pautas relacionadas aos trabalhos e competências de uma Defesa Civil.

O secretário José Claudir explica que a capacitação dos servidores que atuam na Defesa Civil no município é imprescindível para que os trabalhos de emergência sejam realizados de forma rápida e efetiva. A atuação preventiva também é destacada assim como a aptidão para solucionar problemas repentinos que possam atingir a comunidade e o município.

A expectativa é que durante os próximos meses, outras cidades e regiões do RS receberão a Defesa Civil estadual para a capacitação de seus agentes municipais.