26 de abril de 2018 as 16:02 / Agricultura e Meio Ambiente

Projeto garante a instalação de irrigação em propriedades rurais de Tio Hugo

Cinco produtores rurais de Tio Hugo foram contemplados com sistemas de irrigação por aspersão. A Administração Municipal de Tio Hugo através da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente já havia informado os produtores sobre este pleito em dezembro de 2017 quando houve a confirmação por parte do estado. Os projetos foram viabilizados através do Feaper (Fundo Estadual de Apoio aos Pequenos Estabelecimentos Rurais), o qual oferece aporte financeiro para instalação do sistema de irrigação por aspersão. Ao todo cada projeto custa R$ 10.000,00 (Dez mil reais), sendo R$ 8.000,00 (Oito mil reais) subsidiados pelo Feaper e os outros R$ 2.000,00 (Dois mil reais) pagos pelo produtor contemplado. A seleção dos beneficiários foi definida em reunião do conselho municipal de desenvolvimento rural e Emater.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Tio Hugo, José Claudir Machado, explica que os projetos foram elaborados pelo escritório municipal da Emater, que acompanha todo o processo através do extensionista Claudio Carvalho. Os produtores contemplados foram Ademir Scharlau, Edson Schaeffer, Eduardo Stacke, Elizandro Borghardth e Tiago Graeff; todos atuam no segmento de bovinocultura de leite e o projeto prevê a instalação dos sistemas de irrigação em uma área de 1 hectare de pastagem.  “Sempre trabalhamos com intuito de incentivar os produtores rurais independente da atividade que exerça. Esse projeto de irrigação é muito importante uma vez que ele contribui pra melhorar os índices de produtividade na atividade leiteira, melhorando a renda dos produtores do município”, enfatizou José Claudir.

Durante esta semana o prefeito Gilso Paz foi até uma das propriedades para acompanhar a instalação do sistema de irrigação. O chefe do Executivo tio-huguense revelou que o maquinário do município está atuando na implantação dos projetos. “Oferecemos nossas máquinas para trabalhar nas propriedades auxiliando esses produtores na execução das obras como, por exemplo, as aberturas de valas. O incentivo oferecido aos agricultores e pecuaristas é fundamental para que possamos fortalecer o campo e é desta forma que nos empenhamos para garantir a chegada desses projetos aqui em Tio Hugo, certamente ele trará um bom incremento na renda desses produtores”, disse. Gilso também citou a importância da atuação da patrulha agrícola que dispõe de inúmeros implementos que atuam nas pequenas propriedades realizando serviços para os produtores, que conseguem aprimorar a sua atividade graças a esse suporte oferecido pelo município.