25 de abril de 2018 as 10:50 / Administração, Planejamento e Finanças

Audiência pública define as prioridades da microrregião na Consulta Popular 2018

Na segunda feira dia 23 de abril foi realizada em Ibirapuitã a assembleia microrregional do Processo de Participação Popular e Cidadã (Consulta Popular 2018). Representantes dos municípios de Ibirapuitã, Mormaço, Nicolau Vergueiro, Tio Hugo e Victor Graeff reuniram-se para discutir quais as áreas poderão ser contempladas com recursos da Consulta Popular deste ano. O prefeito Gilso Paz, o vice Geder Follmer, os secretários municipais José Claudir Machado, Paulo Cesar Pereira, as secretárias Ana Lucia Silva e Marilene Marquetti além de servidores públicos municipais e representantes da sociedade tio-huguense participaram da reunião.

Durante todo o encontro os temas mais debatidos pelos presentes foram saúde e segurança pública. Policiais da Brigada Militar e Polícia Civil da região, além de integrantes do Corpo de Bombeiros de Soledade participaram das discussões, ressaltando a importância de se colocar neste ano a segurança como uma das prioridades para receber recursos. Após um amplo diálogo entre municípios e entidades foi determinado que a microrregião composta pelos municípios citados acima, escolheu através da maioria dos votos dos presentes, saúde e segurança como as suas demandas. Na sequencia foram definidos quais serão os delegados que defenderão a escolha das prioridades na Assembleia Regional Amplificada que reunirá os 16 municípios integrantes do Corede Botucaraí no final de maio em Soledade. Nesta audiência serão escolhidas as demandas que entrarão na cédula de votação para serem votadas pelos eleitores.

Em 2018 o Governo do Estado disponibilizará aproximadamente R$ 3.1 milhões para o Corede Botucaraí através da Consulta Popular. O prefeito de Tio Hugo Gilso Paz ressaltou na audiência que a saúde deve ser priorizada, uma vez que os municípios enfrentam momentos de dificuldades com a queda na arrecadação e que qualquer possível investimento nesta área é importante para toda a comunidade que precisa de atendimento. Além disso, o líder do Executivo tio-huguense também citou a importância de se priorizar a segurança pública, embora seja obrigação do estado que está deixando a desejar nesse quesito. Gilso disse que a Administração Municipal de Tio Hugo assim como os municípios da região são parceiros da Brigada Militar e Polícia Civil a fim de buscar alternativas que possam fortalecer a segurança no município e na região.