A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
22 de março de 2018 as 13:49 / Agricultura e Meio Ambiente

Água com qualidade é garantia de vida!! 22 de março Dia Mundial da Água

 

#DiaMundialDaÁgua

A água é vital para todos. Não importa quem somos o que fazemos, onde residimos, nós dependemos dela para viver. Ela é necessária para satisfazer as mais diversas necessidades humanas, de usos domésticos a usos na produção de alimentos, na geração de energia e produção industrial. A disponibilidade desse recurso se agrava em decorrência da rápida urbanização, da poluição e de mudanças climáticas. A água é um recurso estratégico para a humanidade, pois mantém a vida na terra, sustenta a biodiversidade, a produção de alimentos e suporta todos os ciclos naturais. Sua importância é ecológica, econômica e social. Embora dependam da água para sua sobrevivência e seu desenvolvimento econômico e social, as sociedades humanas poluem e degradam este recurso – tanto as águas superficiais como as subterrâneas.

 

E, mesmo sendo essencial a vida, quando contaminada a água torna-se uma das principais causadoras de doenças pra o homem. Cuidar da água e usá-la de forma sustentável deve ser a grande preocupação da sociedade responsável. A proteção dos mananciais, a recuperação de rios poluídos, o exercício da educação ambiental e o uso consciente da água são necessários, tanto para a qualidade de vida hoje como para sobrevivência das futuras gerações.

 

Cuidados diários em nossa casa

Para manter a qualidade da água é preciso conservar em bom estado a tubulação interna de nossas habitações e fazer a limpeza semestral da caixa d’água. Não se esqueça de deixar sempre bem fechada a tampa da sua caixa d’água, evitando que bichos e insetos entrem nela.

 

Água e saúde

A água é mais um meio que temos para manter e recuperar a saúde. Ele pode ser usada como veículo do flúor na prevenção da cárie dentária ou na cura da desidratação, por exemplo:

  • 2/3 do corpo humano é constituído de água;
  • Cada pessoa (adulto) deve ingerir 2,5 litros de água por dia, entre líquidos e alimentos;
  • A água que não é tratada abriga diversos organismos vivos e pode causar varias doenças.

Existem diferentes maneiras de contrair doenças pela água:

  • hepatite infecciosa, cólera, febre tifóide e paratifoide, diarreia e cisticercose, entre outras, são causadas quando se bebe ou se consome alimentos irrigados com água contaminada
  • a leptospirose e a esquistosomose são causadas pelo contato com água contaminada
  • Trate bem a água. A sua saúde depende dela.

O Dia Mundial da Água foi criado para conscientizar a população sobre o uso responsável e a importância da água para todos os seres vivos. Faça a sua parte e ajude a preservar esse bem tão precioso!

 

Fonte: www.abes-rs.org.br


Notícias Semelhantes
Tio Hugo/RS
Rua Venezuela, 285 - CEP: 99345-000
Telefone: (54) 3338-9167
E-mail: gabinete@tiohugo.rs.gov.br
Expediente:
8:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00