Tio Hugo – Prefeitura Municipal Tio Hugo – Prefeitura Municipal

 

 

A nutricionista do município Édna Gomes Quevedo em conjunto com a Técnica de enfermagem Maristela Galliari foram até a escola municipal de ensino fundamental Laurentino Machado, para realizar mais uma ação voltada para a promoção da saúde, das quais fazem parte do Programa Saúde na Escola (PSE), promovido pela secretaria municipal de Saúde.

 

A ação foi desenvolvida com os alunos do 8° ano, através de uma roda de conversa e interação com os estudantes. A nutricionista Édna iniciou falando sobre a importância da alimentação saudável e posteriormente sobre os riscos causados pelo alto consumo de alimentos ricos em sódio (sal) e açúcar. Os alunos puderam perceber a quantidade existente desses ingredientes através de um cartaz que continha as embalagens de diversos alimentos e o teor de açúcar e sal correspondentes. Alguns dos alimentos demonstrados eram: refrigerante, bolacha recheada, salgadinhos, macarrão instantâneo e outros que fazem parte da rotina alimentar da grande maioria dos jovens.

 

A nutricionista salienta que a adolescência é uma fase da vida de crescimento intenso. A alimentação balanceada é tão importante quanto no início da infância, pois além de satisfazer as elevadas necessidades de nutrientes, serve também para criar e manter bons hábitos alimentares na fase adulta, que serão fundamentais para a manutenção de uma vida saudável. A secretaria municipal de Saúde de Tio Hugo já possui o planejamento para dar continuidade as atividades do PSE no próximo ano.

O evento acontece na Praça Joaquim Granja Neto no Bairro Rabello

 

 

Nesta sexta feira dia 1º de dezembro a partir das 20 horas será realizado o lançamento do Natal Iluminado Tio Hugo – 2017. Na ocasião serão acesas as luzes natalinas com destaque para a árvore de Natal com mais de 10 metros de altura instalada na Praça Joaquim Granja Neto que será sede dos eventos. Também será colocada iluminação especial na Praça São Cristovão as margens da BR-386 e na Praça Oscar Groth no bairro Sippel. Neste primeiro dia de evento haverá além do acendimento das luzes, apresentações culturais das invernadas artísticas do Piquete Flores Goes e do CTG Caminho dos Pampas, apresentação dos apoiadores do Natal Iluminado Tio Hugo 2017, chegada do Papai Noel que receberá a chave do município e a inauguração dos sanitários da praça. Para encerrar o evento a banda Metais em Festa comandará o show que celebrará o início das comemorações natalinas em Tio Hugo.

 

Dia 1º de Dezembro – Praça Joaquim Granja Neto – Bairro Rabello:

Início 20:00 horas:

– Pronunciamento de autoridades – Divulgação dos apoiadores do projeto

– Inauguração dos Sanitários da Praça Joaquim Granja Neto

-Entrega da chave do município ao Papai Noel

-Apresentações das culturais do CTG Caminho dos Pampas e Piquete Flores Goes

-Show com a Banda Metais em Festa

 

 

No dia 22 de dezembro o evento terá sua segunda etapa com a realização de uma grande atividade também na Praça Joaquim Granja Neto. A partir das 17 horas serão disponibilizados brinquedos infláveis para as crianças, que presenciarão a chegada do Papai Noel que entregará presentes para crianças de 0 a 10 anos de idade completos. Na sequencia o grupo de Danças Portal irá se apresentar assim como a Orquestra Municipal de Tio Hugo que subirá no palco durante a noite para interpretar algumas canções. Durante as festividades será realizado o sorteio da Campanha Nota Premiada, e a atividade seguirá com grandes shows musicais, com a banda Brilha Som e a banda Passarela, que são destaques no cenário musical do Rio Grande do Sul.

 

A Administração Municipal de Tio Hugo destaca que o Natal Iluminado de Tio Hugo 2017 tem como objetivo principal unir a comunidade, para celebrar esta importante data comemorativa. O Natal significa união das famílias e integração entre as pessoas. Desta forma, todos estão convidados para visitarem a Praça Joaquim Granja Neto durante o Natal, em especial nos dias 1º e 22 de dezembro, para conferir a beleza da grande árvore natalina que estará montada no local. A Administração também agradece de uma forma especial aos patrocinadores do evento, que acreditaram na ideia deste evento inédito em Tio Hugo e que foram fundamentais para que ele fosse promovido. Confira abaixo a relação das empresas apoiadoras do Natal Iluminado Tio Hugo 2017.

 

-Master: (ouro)

 

 

-Patrocinador: (prata)

 

 

 

 

-Co – Patrocinador: (Bronze)

 

 

 

A secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Tio Hugo promoverá durante o mês de dezembro a Campanha de Recolhimento de Lixo Eletrônico. Desde o início do mês todos os munícipes que possuírem material eletrônico para descarte devem procurar a sede da secretaria que fica na rua Florianópolis no bairro Rabello, ao lado do Posto de Saúde, para fazer o descarte. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Tio Hugo José Claudir Machado explica que após a coleta os resíduos serão encaminhados para o destino correto, já que o lixo eletroeletrônico não pode ser descartado junto ao lixo comum por conter propriedades químicas e metais pesados que poluem o meio ambiente. É importante ressaltar que pilhas e lâmpadas fluorescentes não são consideradas lixo eletrônico, portanto, não serão aceitas.

 

Confira a lista de itens que você poderá descartar na secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em horário de expediente de segunda a sexta das 08:00 as 12:00 e das 13:00 as 17:00.

Materiais que serão recolhidos

  • Computadores
  • Impressoras
  • Brinquedos eletrônicos
  • Mouse
  • No-breacks
  • Televisores
  • Estabilizadores
  • Calculadoras
  • CD/DVDs/vídeo cassete
  • Telefones celulares
  • Telefones fixos
  • Teclado
  • Centrais telefônicas
  • Cabos de energia, telefonia e internet
  • Vidros
  • Modem
  • Máquina de lavar roupa e louça
  • Micro-ondas
  • Forno elétrico
  • Notebook
  • Rádios
  • Geladeiras
  • Fogões
  • Ventilador
  • Ar condicionado
  • Máquina fotográfica

 

Faça sua parte e ajude a proteger o meio ambiente. Descarte o lixo da maneira correta!

 

Foi disputada no final de semana mais uma rodada do Campeonato Municipal de Futebol de Campo Tio Hugo 2017/2018. Os dois jogos válidos pela categoria principal foram disputados no campo do Progresso durante a tarde do sábado 25 de novembro.

Confira os resultados:

 

1º Jogo – Progresso  1  x  1  Linha Machado FC (Principal)

2º Jogo – Bairro Gourg  2  x  2  Rio Grandense (Principal)

 

A rodada de número nove acontece no próximo sábado dia 02 de dezembro no campo do Progresso. O primeiro jogo do dia pela categoria veteranos será iniciado as 15:00 horas. A segunda partida do dia será iniciada as 17:00 horas pelo principal. Confira:

 

Sábado 02/12 – Campo do Progresso:

1º Jogo – 15:00 hrs – São Paulo  x  Independente (Veteranos)

2º Jogo – 17:00 hrs – Rio Grandense  x  Barragem  (Principal)

 

 

A secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Tio Hugo comunica aos produtores rurais interessados, que está aberto o pedido de alevinos. De acordo com o secretário José Claudir Machado, os produtores podem comparecer na secretaria em horário de expediente, de segunda a sexta das 08:00 as 12:00 e das 13:00 as 17:00 para fazer o pedido. São oferecidas várias opções de alevinos, para isso o interessado deve ir até a repartição pública que fica no bairro Rabello para efetuar a sua solicitação de variedade e quantidade.

Mais informações podem ser obtidas através do número 3338-9313

Em evento realizado no Parque da Expodireto na tarde da quinta feira 23 a Cotrijal encerrou mais um ano de atividades do Projeto Escola no Campo, chegando a sua 16ª edição através de uma parceria entre a cooperativa, Syngenta, Secretarias de Educação dos 14 municípios participantes e Fundação Abrinq. Voltado aos alunos do 5º e 6º anos de escolas públicas da região de abrangência da Cotrijal, o Projeto premiou os melhores trabalhos nas categorias desenho e frase. Os primeiros colocados de cada município, em ambas as categorias, receberam bicicletas como reconhecimento pelos trabalhos. Já os segundos lugares foram agraciados com um jogo “Banco Imobiliário”.

A secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Tio Hugo, Marilene Marquetti, participou da cerimônia, juntamente com professoras da rede municipal de ensino e familiares dos alunos premiados pelo projeto. Em 2017, participam do projeto 52 escolas, em 14 municípios, atingindo 1.417 alunos. O vice-presidente da Cotrijal e coordenador do Projeto Escola no Campo na cooperativa, Enio Schroeder, destacou o sucesso de todas as 16 edições da atividade, melhorando a qualidade de vida das comunidades. “As crianças são estimuladas a transmitir o que aprendem para suas famílias e para a sociedade em que vivem. Isso torna o projeto muito importante na conscientização dos adultos sobre os conceitos de agricultura sustentável”, enfatizou.

 

Confira a relação dos alunos tio-huguenses premiados pelo projeto:


– CATEGORIA DESENHO

1º lugar: Maysa Alessandra de Góes – Escola Municipal de Ensino Fundamental Laurentino Machado

 

2º lugar: Willian Luan de Britto – Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Parreiras

 

– CATEGORIA FRASE

1º lugar: João Vitor da Silva – Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Parreiras

 

2º lugar: Paola Pavi – Escola Municipal de Ensino Fundamental Laurentino Machado

 

Parabéns aos alunos premiados e a todos os que participaram deste importante projeto. O envolvimento dos jovens em ações que visem a proteção do meio ambiente é fundamental para que tenhamos no futuro cidadãos comprometidos em preservar o ambiente que vivemos.

 

** Contribuição – Assessoria de Imprensa Cotrijal

 

A Administração Municipal de Tio Hugo está realizando intervenções em vias laterais de rodovias que passam pelo município. Na última semana, foram finalizados os trabalhos de melhorias e aplicação de fresagem asfáltica na rua lateral a RS-223 que dá acesso ao bairro Gourg. O bairro recentemente teve suas ruas pavimentadas com asfalto e agora essa operação foi realizada com intuito de melhorar ainda mais o acesso ao local. Além disso, foi espalhado material de fresagem em frente a alguns estabelecimentos comerciais as margens da BR-386, com o intuito de melhorar o aspecto e a trafegabilidade nesses pontos.

 

O Poder Executivo de Tio Hugo enviou diversos projetos para pavimentar vias laterais próximas as rodovias estaduais e federais que passam pelo perímetro urbano. No entanto, essas ruas são faixa de domínio dos governos Estadual e Federal e devido a burocracia e exigências do DAER-RS – Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem e do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes – DNIT, o município fica impedido de realizar obras de pavimentação nessas ruas sem a autorização dos órgãos em si. De acordo com o prefeito Gilso Paz, já foram encaminhados diversos pedidos e projetos para pavimentação, inclusive o DNIT acenou recentemente de forma negativa a um projeto que previa a implantação de calçamento em frente a estabelecimentos comerciais as margens da BR-386. “Essas melhorias que estamos realizando possuem caráter provisório, uma vez que continuaremos em contato permanente com o DAER e o DNIT para que seja habilitada a possibilidade de pavimentação dessas vias laterais”, garantiu Gilso.

 

No dia 17 de novembro de 2017 aconteceu a Feira do Livro coordenada pelas professoras Ana Paula Goedel e Adriana Weiler, onde alunos de 6º a 9º ano participaram da feira como culminância das obras literárias lidas pelos estudantes. Além disso, foram realizadas pesquisas sobre os autores e suas principais obras e a partir disso os estudantes confeccionaram e apresentaram cartazes, maquetes e teatros. A direção da EMEF Laurentino Machado e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer parabenizam as professoras, alunos e alunas pelas apresentações, que foram muito significativas para todos os participantes. O prefeito Gilso Paz foi até a escola Laurentino Machado par acompanhar a atividade, que reuniu um grande número de pais e crianças.

 

Concomitante a 1ª Feira do Livro aconteceu o encerramento do Projeto Centopeia da Leitura “Ler é 100sacional” na Escola Laurentino Machado, onde os educandos, sob a coordenação das professoras Maria Aline da Silva Melo, Maria Elonar Dias, Antonia Elizandra Santos, Jocineia Specht e Margarete Machado, fizeram uma brilhante apresentação encenando a música “Era uma Vez” e cantando e encenando a música “Aquarela”. O projeto Centopeia da Leitura foi lançado e desenvolvido na escola desde o ano de 2014 e tem como principal objetivo despertar o gosto, o desejo, o prazer e o interesse dos alunos pela leitura, desenvolvendo habilidades para a formação de bons leitores e escritores. Este ano participaram do projeto alunos de 1º ao 5º ano, e para cada livro lido o estudante recebia um corpinho para sua centopeia. “Com certeza tivemos um bom resultado, pois muitas leituras foram realizadas. Parabéns as professoras, alunos e alunas e aos pais pelo apoio. Agradecemos também a todas as autoridades e comunidade presente no evento. Acreditamos que as sementes estão sendo plantadas e que teremos ótimos leitores”, enfatizou a coordenação pedagógica da SMECEL.

 

Alunos Classificados este ano do Projeto Centopeia da Leitura:

 

1º ano: Ruan Pyetro da Silva Bortolomedi, Maria Eduarda Silva dos Santos, Grégori Doehring Sippel, Kerollyn Rossi Machado e Nátaly de Goes Machado.

 

2º ano: Brenda da Silva, IarleyKaique Kuhn Scharlau, Kauane Jéssica da Silva, Samuel Stacke, Taíssa Michelle Batista da Anhaia e Yasmin dos Santos.

 

3º ano: Esequiéli de Lemos da Luz, Isadora Albernaz Lodi, Gabriéli Ferreira Baumgardt e Alessandra Cardoso Rusch.

 

4º ano: Eduardo Übel, Laís Cimarosti de Oliveira, NicolyBortolomedi Duarte e Isabeli Nunes de Oliveira.

 

5ºano: Maysa Alessandra de Góes, Natália da Silva Camargo, Cássio da Silva Rhenehermer, Paola Pavi e Tauani Caroline da Anhaia.

 

A direção da EMEF Laurentino Machado e a SMECEL de Tio Hugo parabenizam todos os protagonistas do Projeto Centopeia da Leitura, bem como reafirmam a importância do envolvimento das famílias para o sucesso de tal projeto.

 

Os pais devem ir até as escolas para efetuar o procedimento

A administração municipal de Tio Hugo comunica aos pais e responsáveis por crianças e adolescentes que estão cursando ou que vão iniciar sua escolarização nas escolas da rede municipal de ensino de Tio Hugo, que o período de matrículas e rematrículas para alunos do ensino fundamental e educação infantil vai até o dia 08 de dezembro de 2017. O horário de atendimento aos pais nas escolas será das 08:00 horas as 11:00 horas no turno da manhã, e das 13:30 as 16:30 no turno da tarde. É importante ressaltar que as matrículas e rematrículas serão realizadas nas respectivas escolas em que os alunos irão frequentar no próximo ano letivo. Serão responsabilizados, na forma da Lei os responsáveis por crianças em idade escolar em ensino obrigatório que não atenderem ao chamado do edital nº 047/2017. Para mais informações entre em contato com as escolas municipais de Tio Hugo que estão a disposição para dúvidas.

Documentação obrigatória para efetivar matrícula:

– Cópia certidão de nascimento

– Cópia de carteira de vacinação

– Comprovante de residência

Para educação Infantil de 0 a 3 anos (Berçários e Maternais)

– Comprovante de trabalho da mãe para matrícula integral: Carteira de trabalho, contra cheque, contrato de trabalho registrado em cartório ou declaração autenticada.

 

Composição de turmas na Educação Infantil:

 

Berçário I – para crianças com 4 (quatro) meses completos até 31/03/2018

Berçário II – para crianças com 1 (um) ano completo até 31/03/2018

Maternal I – para crianças com 2 (dois) anos completos até 31/03/2018

Maternal II –para crianças com 3 (três) anos completos até 31/03/2018

Préescola I – para crianças com 4 (quatro) anos completos até 31/03/2018

Préescola II – para crianças com 5 (cinco) anos completos até 31/03/2018

Inscrições para o ingresso de alunos na turma do 1º ano do Ensino Fundamental

Para crianças com 6 (seis) anos completos até 31/03/2018

 

Escolas e turmas, ano letivo 2018:

 

EMEI – Arlindo Kerber:

-Berçário I (Manhã e Tarde)

-Berçário II (Manhã e Tarde)

-Maternal I (Manhã e Tarde)

-Maternal II (Manhã e Tarde)

 

EMEF Antonio Parreiras:

– 3º Ano (Tarde)

– 4° Ano (Tarde)

– 5º Ano (Tarde)

– 6 Ano (Manhã)

– 7º Ano (Manhã)

– 8º Ano (Manhã)

– 9º Ano (Manhã)

 

EMEF Casemiro de Abreu:

-Pré Escola I e II (Manhã e Tarde)

-Pré Escola I (Tarde)

-Pré Escola II (Tarde)

-1º Ano (Tarde)

-2º Ano (Tarde)

 

EMEF Frei Clemente:

-Pré Escola I e II (Tarde)

-Pré Escola I (Tarde)

-Pré Escola II (Tarde)

 

 

EMEF Laurentino Machado:

-1º Ano (Tarde)

-2º Ano (Tarde)

-3º Ano (Tarde)

-4º Ano (Tarde)

-5º Ano (Tarde)

-6º Ano (Manhã)

-7º Ano (Manhã)

-8º Ano (Manhã)

-9º Ano (Manhã)

 

Alan Gustavo Weiler Gayger, estudante tio-huguense, vem se destacando positivamente na vida estudantil, como aluno interessado e comprometido com as tarefas escolares. Obteve “Mensão Honrosa” na Olimpíada Brasileira de Educação Matemática (OBMEP) em duas oportunidades, quando cursava o 7º e o 8º ano do Ensino Fundamental. Durante o 9º ano, em 2016, participou de estudos orientados pela Professora Renata Magarinus, a qual implantou um núcleo de estudos preparatórios do PIC (Programa de Iniciação Científica Jr). Neste mesmo ano, como aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Parreiras, obteve importante resultado na prova da OBMEP, conquistando a Medalha de Ouro da Olimpíada.

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA – e tem como objetivo estimular o estudo da Matemática e revelar talentos na área. Na OBMEP, destaca-se o PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Jr. (PIC) destinado aos alunos medalhistas da OBMEP. O PIC é realizado por meio de uma rede nacional de professores em polos espalhados pelo país, e também no fórum virtual. Tem como objetivos despertar nos alunos o gosto pela Matemática e pela Ciência em geral e motivá-los na escolha profissional pelas carreiras científicas e tecnológicas.

No dia 14 de novembro, em solenidade oficial no Rio de Janeiro, Alan Gustavo recebeu a Medalha de Ouro da competição onde se reuniram os melhores colocados do país.

Hoje, Alan Gustavo é aluno do CTBM – Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Passo Fundo. Dedica seu tempo aos estudos do Ensino Médio e ao PIC em ambiente Virtual, além de participar de diversas olimpíadas em outras áreas como Física, Química e Biologia.  Como todo jovem sonha com um futuro promissor, com a certeza de que é necessário esforço, comprometimento e disciplina para manter o foco no objetivo que se deseja alcançar.