14 de dezembro de 2017 as 14:25 / Educação, Cultura, Esporte e Lazer

Aluna e professora da rede municipal de ensino são premiadas no projeto “Agrinho 2017”

Durante a manhã desta quinta feira 14, foi realizada a entrega da premiação do projeto educacional “Agrinho 2017”. A aluna do 4º ano do ensino fundamental da escola municipal Antonio Parreiras de Tio Hugo, Manuela Delazeri Dalbosco e a professora Janaina Giehl foram premiadas pela classificação em primeiro lugar na categoria Texto – 4º ano. Participaram também do ato de premiação que aconteceu na sala de reuniões do Centro Administrativo municipal, a secretária de Educação de Tio Hugo Marilene Marquetti, o secretário de Administração Paulo Cesar Pereira, a diretora da escola Antonio Parreiras Rosangela Vicari, o representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Soledade/extensão de Tio Hugo Zaluar Pedro e Gelso Dal’ Bello que representou o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Administração Regional do Rio Grande do Sul – SENAR-RS.

O projeto envolveu alunos de séries iniciais do ensino fundamental (2º ao 4º anos) de sessenta municípios da região norte do estado. O tema neste ano era: “Saúde para os alunos da Rede Pública de Ensino do Estado do Rio Grande do Sul”, cujo objetivo é estimular os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental a expressar suas vivências e seus conhecimentos adquiridos sobre o tema Saúde, através da elaboração de desenho e texto dissertativo. O projeto “Agrinho” é promovido pelo SENAR-RS em parceria com sindicatos dos trabalhadores rurais e municípios do estado. A premiação que é dividida em categorias; por ano, desenho e texto já foi entregue três vezes ao município de Tio Hugo, e neste ano a aluna Manuela foi a quarta representante tio-huguense a ser premiada. Como premiação a estudante da escola Antonio Parreiras ganhou uma bicicleta, já a professora Janaina foi contemplada com um rádio player.
As secretarias de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e Administração, Planejamento e Finanças de Tio Hugo assim como a direção da escola Antonio Parreiras parabenizam a aluna Manuela Delazeri Dalbosco pela premiação, destacando que o bom trabalho realizado pelas professoras na rede municipal de ensino associado a dedicação dos estudantes faz toda a diferença para que tenhamos jovens que são destaques no cenário educacional, a nível regional, estadual e até nacional, uma vez que recentemente um aluno tio-huguense foi premiado nacionalmente nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática.

Confira o texto da aluna Manuela que foi o ganhador do prêmio “Agrinho 2017” na categoria texto – 4º ano.

MISSÃO DA SAÚDE

Ter saúde é ter disposição para estudar, brincar, trabalhar e conviver de forma saudável com as outras pessoas.
Eu Manuela, tenho a missão de mostrar a todas as pessoas que lerem o meu texto que devemos cuidar da saúde física, mental e social.
A saúde física é cuidar do corpo, diminuindo os momentos na frente da televisão, não ficar sentado por muito tempo e aumentar os momentos de lazer com a família e amigos, praticar exercícios pelo menos duas vezes por semana, nós que somos crianças devemos brincar, jogar e correr ao ar livre.
A saúde mental é quando pensamos melhor, nos alimentarmos melhor, quando pensamos positivo, lemos bons livros, participamos de esportes e fazemos boas amizades, assim seremos mais felizes.
A vida social é a que traduz alegria de viver, é estar bem fisicamente, mentalmente, é relacionar bem com a família e amigos.
A minha missão é dizer a todos que devemos procurar a felicidade, e pra ser feliz é preciso cuidar do nosso corpo, nossa mente e viver bem em sociedade. E não esquecer de cuidar o nosso planeta.