04 de dezembro de 2017 as 15:31 / Gabinete

Em Brasília Gilso Paz participa de importantes agendas

Do dia 20 ao dia 23 de novembro o prefeito de Tio Hugo Gilso Paz esteve em Brasília para participar de importantes agendas de interesse do município. O líder do Executivo foi à Capital Federal acompanhado do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Delcio Wiedthauper, do vereador Vanderlei Kerber e do assessor de gabinete Paulo Hummes. Na ocasião as lideranças de Tio Hugo visitaram os gabinetes de alguns deputados gaúchos em busca de apoio para pleitos encaminhados pelo município, bem como articulação junto a ministérios para agilizar projetos que já tramitam na Capital. Além disso, a comitiva tio-huguense foi até o Ministério do Desenvolvimento Social para encaminhar a solicitação de recursos voltados ao CRAS Mãos Amigas de Tio Hugo, para aquisição de equipamentos que serão utilizados no cotidiano da instituição com intuito de melhorar os serviços prestados a comunidade, bem como para a aquisição de veículo para o CRAS. O projeto já foi encaminhado, e agora o Poder Executivo aguarda uma posição do Ministério para que o requerimento seja atendido.

Ainda em Brasília, Gilso Paz e os representantes do Legislativo Municipal participaram de um importante evento provocado pela CNM – Confederação Nacional dos Municípios. A mobilização foi promovida em virtude das baixas frequentes na arrecadação municipal. Os valores do FPM – Fundo de Participação dos Municípios foram reduzidos constantemente e isso trouxe dificuldades graves aos gestores que encontram inúmeras restrições para administrar pela falta de recursos. Os prefeitos e vereadores de diversos municípios participaram também de uma reunião com a bancada Gaúcha que ocorreu no Congresso Nacional. Na ocasião foram discutidas as ações e reivindicações da causa municipalista para garantir uma melhora na situação financeira dos municípios. De acordo com o prefeito Gilso Paz a solução inicial para aliviar a crise seria o apoio Financeiro Emergencial reivindicado pela CNM e pelo movimento municipalista, que solicita um aporte extra do FPM no valor de R$ 4 bi, distribuído aos municípios. “Atualmente apenas 19% da arrecadação do Governo Federal fica com os municípios, o que é muito pouco. Todos sabem que o primeiro lugar em que um cidadão recorre quando precisa de um serviço público é o município, desta forma é necessário que o Governo Federal tome alguma providência a fim de mudar essa situação, pois se continuar dessa maneira os municípios brasileiros não conseguirão mais prestar um serviço efetivo e de qualidade ao cidadão”, enfatizou Gilso.

A CNM possui diversos pleitos junto a Câmara dos Deputados e ao Senado Nacional para que esse panorama seja modificado. A causa municipalista trabalha arduamente para que sejam obtidos avanços, e que medidas em prol dos municípios sejam aprovadas. O prefeito Gilso Paz ressalta que é fundamental que todos abracem a causa para se garantir um futuro melhor. O líder do Executivo tio-huguense classificou a viagem a Brasília como muito importante, uma vez que a participação dos vereadores foi relevante na busca por avanços em pleitos encaminhados pelo município na Capital Federal. “Para garantirmos avanços em Tio Hugo temos que ir atrás daquilo que almejamos. Agradeço o apoio da Câmara Municipal de Vereadores que esteve presente nos dando apoio nas nossas reivindicações. Esperamos que em breve tenhamos boas notícias para dar a nossa comunidade”, finalizou o prefeito de Tio Hugo.