01 de dezembro de 2017 as 12:27 / Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Saúde

Secretaria de Saúde de Tio Hugo desenvolve  o PSE – Programa Saúde na Escola

A nutricionista do município Édna Gomes Quevedo em conjunto com a Técnica de enfermagem Maristela Galliari foram até a escola municipal de ensino fundamental Laurentino Machado, para realizar mais uma ação voltada para a promoção da saúde, das quais fazem parte do Programa Saúde na Escola (PSE), promovido pela secretaria municipal de Saúde.

A ação foi desenvolvida com os alunos do 8° ano, através de uma roda de conversa e interação com os estudantes. A nutricionista Édna iniciou falando sobre a importância da alimentação saudável e posteriormente sobre os riscos causados pelo alto consumo de alimentos ricos em sódio (sal) e açúcar. Os alunos puderam perceber a quantidade existente desses ingredientes através de um cartaz que continha as embalagens de diversos alimentos e o teor de açúcar e sal correspondentes. Alguns dos alimentos demonstrados eram: refrigerante, bolacha recheada, salgadinhos, macarrão instantâneo e outros que fazem parte da rotina alimentar da grande maioria dos jovens.

A nutricionista salienta que a adolescência é uma fase da vida de crescimento intenso. A alimentação balanceada é tão importante quanto no início da infância, pois além de satisfazer as elevadas necessidades de nutrientes, serve também para criar e manter bons hábitos alimentares na fase adulta, que serão fundamentais para a manutenção de uma vida saudável. A secretaria municipal de Saúde de Tio Hugo já possui o planejamento para dar continuidade as atividades do PSE no próximo ano.