04 de outubro de 2017 as 16:22 / A Cidade

Concluída a instalação de pardais no KM 213,5 na BR-386 em Tio Hugo

Conforme anunciado em setembro passado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes – DNIT, foi realizada a instalação de pardais no KM 213,5 da BR-386 em Tio Hugo. Os pardais já instalados na rodovia próximos ao viaduto e a entrada do bairro Rabello na cidade foram realocados, operando a partir de agora neste novo local com intenso movimento de veículos e pedestres. A luta de líderes políticos do município e da comunidade perdurou anos, foram enviados ao órgão federal vários documentos, pedidos e abaixo assinados, além de protestos realizados na rodovia com o intuito de garantir a instalação de redutores de velocidade no local mais movimentado do perímetro urbano de Tio Hugo, na travessia da Rua Rio de Janeiro para a Rua Paraná próximo aos postos de combustíveis. Em 2015 a empresa que possui contrato com o DNIT realizou a instalação de dois pardais na 386 a cerca de 300 metros de distância do local solicitado, o que gerou descontentamento a comunidade e aos representantes políticos tio-huguenses. Desde então foi realizada uma nova mobilização para que o departamento revisasse a instalação dos equipamentos, uma vez que foram instalados em pontos de pouco movimento de pedestres.

O prefeito de Tio Hugo Gilso Paz comemora a consolidação desse pedido, valorizando a luta contínua de todos para que o trânsito no município se torne mais seguro. “Todos sabem da batalha que foi travada e que durou anos para garantirmos a instalação de redutores de velocidade no KM 213,5 da BR-386. Temos que agradecer a todos os envolvidos, líderes políticos, ao apoio da Câmara Municipal de Vereadores e da comunidade para que conseguíssemos consolidar essa demanda. Certamente com a instalação desses pardais entre os postos vamos observar uma redução considerável nos acidentes nesse ponto que é o mais crítico na cidade”, enfatizou. Há muito tempo a população convive com acidentes na travessia das ruas Rio de Janeiro e Paraná, e a grande maioria dessas ocorrências envolve moradores de Tio Hugo. O principal fator que ocasiona os incidentes é a alta velocidade que veículos circulam pela rodovia, mesmo em perímetro urbano desrespeitando os limites de velocidade. Com a instalação dos pardais a tendência é que os motoristas tenham mais cuidado ao passar pelo local, reduzindo a velocidade o que diminuirá o índice de acidentes.

O limite de velocidade é de 50 quilômetros por hora, conforme determina as placas de sinalização antes dos equipamentos nos dois sentidos da rodovia.