O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes – DNIT anunciou no final da tarde desta segunda feira 11 de setembro que instalará controladores de velocidade do tipo fiscalização eletrônica em algumas rodovias federais no estado do Rio Grande do Sul. Entre os municípios que receberão os mecanismos de velocidade está Tio Hugo, que finalmente terá a sua solicitação atendida. O DNIT divulgou que serão instalados dois fiscalizadores eletrônicos com limite de velocidade de 50km/h na BR-386 no KM 213,500m e 213,502m, em frente aos postos de combustíveis na travessia das ruas Rio de Janeiro e Paraná. O órgão Federal estabeleceu um prazo de 10 dias para instalação dos controladores de velocidade, portanto, o até o dia 22 de setembro de 2017 eles deverão ser instalados no perímetro urbano de Tio Hugo.

O prefeito Gilso Paz comemora o anúncio, destacando que depois de uma luta histórica das lideranças políticas e comunidade local que se estende por anos, até que enfim o DNIT ouviu o clamor de todos aqueles que moram em Tio Hugo. O líder do Executivo tio-huguense relembra que no mês de agosto ele e alguns vereadores foram até a sede do departamento em Porto Alegre para solicitar a imediata intervenção na BR-386 em frente aos postos de combustíveis. “Na ocasião pedimos ao superintendente substituto do departamento Sr. Delmar Pellegrini Filho para que fosse instalado em caráter de urgência redutores de velocidade na travessia das ruas Rio de Janeiro e Paraná próximo aos postos. Após o término daquela reunião saímos confiantes que poderíamos garantir essa conquista e finalmente fomos ouvidos. Temos que agradece o empenho da Câmara municipal de Vereadores de Tio Hugo na figura do presidente Delcio Wiedthauper e também de todos os parlamentares, que estiveram firmes nessa luta, inclusive alguns vereadores estiveram recentemente em Brasília acompanhando esse pleito junto ao DNIT. Esse anúncio representa uma grande vitória pra toda nossa comunidade, que convive constantemente com medo diante das ocorrências de acidentes registrados nesse ponto que é um dos mais movimentados da cidade”, explicou o prefeito.

O líder do Executivo municipal ressalta ainda que o contato direto com os órgãos e a luta contínua por pleitos em prol do município são fatores fundamentais para garantir melhorias na comunidade. “Mesmo que seja difícil jamais podemos desistir daquilo que buscamos e acreditamos. Essa conquista é de toda a nossa comunidade, uma vez que a instalação desses redutores de velocidade em frente aos postos garantirá mais segurança a todos aqueles que atravessam e passam pela rodovia. Certamente o índice de ocorrências nesse local diminuirá vertiginosamente o que é uma grande notícia para todos”, finalizou.

Além de Tio Hugo outros municípios também serão contemplados com a instalação de redutores de velocidade. Confira:

BR-293/RS – Município: Capão do Leão

1) km:  14  e 14,42