31 de agosto de 2017 as 16:50 / Educação, Cultura, Esporte e Lazer

Orquestra Municipal formada por jovens do município realiza sua primeira apresentação

Alunos da rede municipal de ensino de Tio Hugo com aptidão para música estão participando de um projeto inédito no município promovido pela Administração municipal e o CRAS Mãos Amigas. A Orquestra Municipal como foi denominada é constituída atualmente por 12 crianças entre meninos e meninas que ensaiam semanalmente interpretando músicas populares brasileiras e canções simbólicas. De acordo com o professor e instrutor musical Adriano Oliveira os ensaios acontecem nas tardes de sexta feira em turno inverso ao da escola. Alguns instrumentos utilizados pelos integrantes da orquestra são oriundos do Poder Público municipal que recentemente realizou a compra de violões e um contrabaixo, os outros instrumentos musicais e equipamentos são alguns de propriedade do professor e de alunos integrantes do projeto.

As atividades da Orquestra Municipal de Tio Hugo foram iniciadas em abril deste ano, portanto o projeto ainda está em uma fase de consolidação e aprimoramento, porém, no dia 25 de agosto os jovens músicos realizaram a sua primeira apresentação, que aconteceu em Ernestina na Gincana Cultural do município vizinho. A amostragem inicial da orquestra tio-huguense foi bastante elogiada pelo bom desempenho dos integrantes, no entanto, há um longo caminho a ser percorrido para que o trabalho seja consolidado e que no futuro o grupo represente o município de Tio Hugo pelo Rio Grande e quem sabe fora do estado também. O professor Adriano valoriza o grande empenho dos jovens em fazer música de boa qualidade, abrindo as portas para que no futuro mais crianças participem da Orquestra Municipal. A Administração municipal agradece a dedicação do profissional que passa os seus conhecimentos as crianças e oferece o espaço para a realização dos ensaios, destacando também o apoio do CRAS Mãos Amigas nesta iniciativa. A expectativa é que o projeto ganhe corpo ao longo dos anos, possa crescer e se destacar com o passar do tempo. Atividades como essas oferecem novos horizontes e perspectivas de vida, uma vez que a arte através da música possui um elo muito forte com a cidadania e os valores. Para este ano de 2017 estão previstas novas apresentações da Orquestra Municipal, as datas e os locais das apresentações serão divulgadas próximos aos eventos.