30 de agosto de 2017 as 16:35 / Administração, Planejamento e Finanças

Lideranças municipais buscam a implementação de mecanismos de redução de velocidade nas rodovias estaduais 223 e 810

Na quinta feira 24 de agosto o prefeito de Tio Hugo Gilso Paz cumpriu uma série de agendas em Porto Alegre. Acompanhado do presidente da Câmara Municipal de Vereadores Delcio Wiedthauper e dos vereadores Alex Sandro Mendes e Abílio Khun o prefeito tio-huguense foi até a sede do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem o DAER-RS para participar de uma importante reunião. Na ocasião foi relatado ao chefe de gabinete do departamento Rogério Reis dos Santos os perigos da VRS-810 que liga Tio Hugo a Ibirapuitã, especificamente no ponto em frente as escolas municipais Frei Clemente e Laurantino Machado. Recentemente um automóvel saiu da via e atingiu outro veículo que estava estacionado em frente a escola Laurentino Machado, a colisão fez com que um dos carros invadisse o pátio da escola. A alta velocidade dos veículos que transitam pela rodovia é motivo de preocupação das autoridades e comunidade local, principalmente nos pontos próximos as escolas que ficam a margem da estrada.

Diante disso, o prefeito e os vereadores de Tio Hugo mais uma vez foram até o DAER para solicitar intervenções nesses locais a fim de garantir a segurança de quem trafega na VRS-810 e também dos estudantes e comunidade que frequentam as escolas Frei Clemente e Laurentino Machado. Segundo Gilso Paz foi solicitado ao departamento através de ofício a melhoria da sinalização vertical e horizontal com faixa de segurança em frente as duas escolas e a instalação de algum mecanismo de redução de velocidade (controlador ou quebra molas). “Esperamos que os técnicos do DAER venham até a VRS-810 para verificar que realmente a situação em frente as escolas é de risco, principalmente pela alta velocidade praticada por alguns motoristas. As escolas realizaram um abaixo-assinado que contou com a assinatura de um grande número de moradores que também estão preocupados com a situação. Agora aguardamos um desfecho rápido e positivo para essa situação, uma vez que não é a primeira vez que realizamos essa solicitação”, disse Gilso.

Outro local que preocupa os líderes da comunidade de Tio Hugo é a RS-223 no KM 1 em frente a Cotrijal. Esse local também tem registrado acidentes frequentes ocasionados pela alta velocidade e irregularidade da pista. Os vereadores juntamente com o prefeito encaminharam ao DAER mais uma vez a solicitação para que também seja instalado nesse ponto da rodovia algum mecanismo de redução de velocidade para garantir maior segurança aos pedestres e aos motoristas. “Existem estabelecimentos comerciais as margens da rodovia além do movimento de pessoas que moram nas proximidades. Portanto, pedimos para que seja realizada alguma intervenção que busque controlar a velocidade dos veículos que passam pela RS-223. O alto número de acidentes nesse local é a grande justificativa para que esse pedido seja atendido, uma vez que há alguns anos estamos solicitando esse serviço junto ao DAER”, enfatizou Gilso Paz.

O DAER se comprometeu em avaliar a situação e em breve mandará uma posição ao município.