15 de agosto de 2017 as 11:07 / Agricultura e Meio Ambiente

Tio Hugo renova sua participação no projeto “Coprel Ecologia”

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Tio Hugo Jose Claudir Machado e o servidor da secretaria Johni Schaefer foram até Ibirubá na sede da Coprel para participar do lançamento do projeto “Coprel Ecologia” edição 2017. Além de Tio Hugo mais 25 municípios da área de atuação da Coprel renovaram o compromisso com o meio ambiente de forma cooperativa. Esta é a missão da Coprel ao promover o “Coprel Ecologia”: incentivar a recuperação de áreas de preservação permanente por meio de um trabalho conjunto que envolve a cooperativa, as prefeituras e os produtores que fazem o plantio de forma voluntária. Além de organizar as atividades com os municípios para o plantio que acontece a partir das próximas semanas, o evento também foi espaço para avaliar a execução do projeto em 2016 e premiar quem se destacou.

O Coprel Ecologia alcança em 2017 a sua 13ª edição. Além de reforçar o compromisso ambiental da cooperativa, a iniciativa também contempla a reposição florestal obrigatória da Coprel, exigida pelos órgãos ambientais do Estado (Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, por meio do Departamento de Biodiversidade), em razão das podas e cortes de árvores necessários para a manutenção das redes de energia. O projeto funciona da seguinte forma: a Coprel realiza a distribuição de mudas de árvores nativas de ocorrência regional e estacas de madeira para as prefeituras previamente inscritas. No caso de Tio Hugo, a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente repassa as mudas de árvores, assim como as orientações e o acompanhamento para o plantio, aos produtores rurais, que assumem o compromisso de plantar e cuidar do crescimento das mudas. A Coprel, por meio de técnicos contratados da área ambiental, realiza a vistoria e acompanha o desenvolvimento do plantio. No último ano, foi alcançado o índice de 94,64% de sobrevivência das mudas plantadas.

Neste ano, a cooperativa vai distribuir 40.500 mudas de árvores para os 26 municípios participantes. As mudas e estacas serão entregues diretamente para a secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente no período de 14 a 25 de agosto. Os produtores interessados em participar do projeto devem procurar a secretaria de segunda a sexta das 08:00 as 12:00 e das 13:00 as 17:00 para se habilitar em receber as mudas. É necessário também, destinar uma área de preservação permanente e plantar no mínimo 200 mudas. Para mais informações o telefone para contato é o 3338-9313.

Contribuição – Imprensa Coprel