26 de julho de 2017 as 11:00 / Administração, Planejamento e Finanças

Consulta Popular 2017: Votação acontece na próxima semana

Nos dias 1º, 2 e 3 de agosto será realizado em todo o estado do Rio Grande do Sul o Processo de Participação Popular e Cidadã – Consulta Popular. Os eleitores das dezenas de regiões do estado poderão escolher através do voto as demandas que receberão os recursos da Consulta Popular 2017. Neste ano o Corede Botucaraí receberá aproximadamente R$ 2,3 milhões que será segmentado da seguinte forma; 70% do valor destinado a demanda mais votada, 15% para a segunda e 15% para a terceira. Essa divisão foi estabelecida na assembleia regional ampliada que reuniu representantes de todos os municípios integrantes do Corede Botucaraí no início do mês de julho em Soledade. Durante a assembleia também foram escolhidas as demandas que estarão na cédula de votação; no total, seis demandas constituirão a cédula e poderão receber os votos dos eleitores, são elas: Obras: atrair recursos para promover melhorias nas estradas vicinais; Desenvolvimento Social: Apoio às ILPIs – Instituições de Longa Permanência para Idosos já existentes na região (abrigo); Educação: Qualificar e capacitar professores; Saúde: Fortalecer os hospitais microrregionais para o atendimento de Alta Complexidade; Desenvolvimento Rural: Aquisição de insumos agrícolas para recuperar a fertilidade do solo, aumento da produção agrícola e das pastagens; Saúde: Ampliar a oferta de leitos hospitalares e atendimentos nas unidades básicas de saúde. Os valores distribuídos entre as três demandas mais votadas serão divididos igualmente entre os municípios da região do Alto da Serra do Botucaraí. É importante ressaltar que para receber os recursos o município terá obrigatoriamente que ultrapassar as cláusulas de barreira que determinam a participação de pelo menos 6% do eleitorado e 1,5% do total de votos das demandas eleitas.

Sobre o processo de votação:

Nos dia 1º e 2 de agosto a votação será efetuada através de urnas móveis, habilitadas em dispositivos como smartphones e tablets. O Conselho Municipal de Desenvolvimento – Comude – irá selecionar os operadores de urna, que serão responsáveis por manusear os equipamentos e disponibiliza-los aos eleitores para que votem na sua demanda. Neste ano o cidadão poderá votar em apenas um item, diferentemente de anos anteriores. A votação através de computadores pela internet, será realizada nos dia 1º, 2 e 3 de agosto na página da Consulta Popular. É importante salientar que para votar o eleitor precisa estar munido do título de eleitor e documento com foto.  Faça sua parte e ajude a escolher o que é melhor para o seu município!