01 de junho de 2017 as 15:50 / Agricultura e Meio Ambiente

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realiza a II Feira do Meio Ambiente

Na manhã da quarta feira 31 de maio, a secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente realizou a II Feira do Meio Ambiente. O evento realizado em parceria com a Ascar-Emater, UPF, Brigada Militar através da Patrulha Ambiental – Patram, contou com a grande participação dos alunos das séries finais do ensino fundamental e comunidade. A feira foi realizada na quadra poliesportiva da escola Antonio Parreiras no parque de eventos do município. As secretarias municipais de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e de Assistência Social também participaram na organização da atividade.

O prefeito Gilso Paz e o vice Geder Follmer compareceram a feira, assim como as secretárias municipais Marilene Marquetti de Educação e Mariana da Silveira de Assistência Social, além de vereadores representando o poder Legislativo. Em seu discurso Gilso destacou a importância de cada um fazer a sua parte na preservação do meio ambiente. Em uma plateia formada em sua maioria por crianças e adolescentes o prefeito de Tio Hugo lembrou que para garantirmos um futuro melhor precisamos nos mobilizar hoje, no presente. “Cada um deve se dedicar a preservar o ambiente que se vive, se a sociedade estiver unida em prol da preservação certamente garantiremos um futuro melhor para o nosso planeta. Cada um fazendo a sua parte podemos colher bons resultados no futuro”, disse Gilso. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente José Claudir Machado agradeceu a todos os servidores públicos envolvidos nesta iniciativa, destacando a parceria de empresas locais e das instituições que participaram da feira, ressaltando que as exposições da II Feira do Meio Ambiente possuem elementos que grifam a fauna e a flora do país, e a inserção dos estudantes nesse universo é vital para que eles percebam a importância de preservarmos o ambiente em que vivemos.

Após os pronunciamentos os presentes puderam visitar as exposições que trouxeram elementos fundamentais na composição do meio ambiente. A Universidade de Passo Fundo – UPF através do curso de Ciências Biológicas trouxe à II Feira do Meio Ambiente de Tio Hugo a ação “Biodiversidade na Escola”. Os estudantes da universidade apresentaram aos alunos da rede municipal de ensino uma exposição muito rica, com uma grande diversidade de insetos e informações sobre os principais elementos da fauna e flora brasileira. Além disso, a Ascar Emater, Patram e a secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente também realizaram um bate-papo interativo com os estudantes que mostraram grande interesse pelo assunto. A II Feira do Meio Ambiente cumpriu o seu objetivo de enfatizar a importância de preservar a natureza. A semana do Meio Ambiente segue até o próximo dia 05 de junho, uma vez que a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente está realizando a campanha de recolhimento de lixo eletrônico.