03 de abril de 2017 as 16:52 / Geral

Certificado de Filantropia da Ascar-Emater/RS é renovado

O ato foi acompanhado por autoridades municipais através de vídeo conferência realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Tio Hugo

Na quinta feira foi realizada a cerimônia de entrega do novo certificado de filantropia da Ascar-Emater/RS que terá duração de três anos. O ato aconteceu no Palácio Piratini em Porto Alegre. Na ocasião o ministro Osmar Terra e o governador José Ivo Sartori, entregaram o documento à diretoria da Instituição. Toda a cerimônia foi acompanhada por vídeo conferência em Tio Hugo, em um encontro ocorrido na Câmara Municipal de Vereadores, que contou com a presença do prefeito Gilso Paz, do vice Geder Follmer, do secretário de Agricultura e Meio Ambiente, José Claudir Machado e do chefe do escritório da Ascar-Emater em Tio Hugo, Claudio Carvalho. Vereadores do município também acompanharam o ato. Após a entrega do certificado, foi oferecido um coquetel de confraternização para as autoridades municipais presentes, atividade que se repetiu em todos os municípios gaúchos em que a Ascar-Emater está presente.

Através da Nota Técnica 03/2017, o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) reconheceu na última semana as atividades e serviços executados por entidades beneficentes de assistência social com atuação no meio rural pelo Sistema Único de Assistência Social (Suas), regularizando a certificação das entidades que atendem a população destas áreas. O novo entendimento viabilizou a renovação do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas/Filantropia) da Ascar-Emater/RS.

Com a renovação do Cebas da Ascar, o Governo assegura que as políticas públicas para o meio rural possam ter continuidade. Fato que se realiza há quase 62 anos, tendo como foco de atuação a promoção e o amparo social da coletividade rural através da Aters. Somente em 2016, a Ascar-Emater/RS assessorou 222.081 famílias, retornando, em média, 9,87 vezes em cada uma delas, totalizando 2.181.429 atendimentos, em 493 municípios em que está presente. “Tais números reforçam a Aters como uma política pública que abrange toda a família, incluindo o homem, a mulher, o jovem e o idoso. Também aproxima a Aters do objetivo de universalização do atendimento planejado, continuado e gratuito às famílias. Cumprindo desta forma, o papel fundamental de promover no rural a geração de oportunidades de trabalho e renda por assegurar e garantir acesso a direitos sociais de inclusão social e produtiva”, finaliza o presidente.

Contribuição – Assessoria de Imprensa – Ascar-Emater/RS