15 de março de 2017 as 17:52 / Geral

Prefeito Gilso Paz é empossado como presidente da junta militar de Tio Hugo

O prefeito Gilso Paz é o presidente da junta militar de Tio Hugo. A posse aconteceu nesta terça feira 14, na câmara de vereadores de Carazinho. Assim como o prefeito de Tio Hugo, os prefeitos de Carazinho, Não-Me-Toque, Colorado, Lagoa dos Três Cantos, Tapera, Coqueiros do Sul, Nicolau Vergueiro e Santo Antônio do Planalto, assumiram as respectivas juntas militares dos seus municípios. Na ocasião, os prefeitos se comprometeram com o Exército em colaborar para que todas as juntas continuem presentes nos municípios em que atualmente estão governando.

Neste ano o Exército está passando por mudanças e adequações, com destaque para o alistamento militar, que passou a ser online, outra intervenção é a reestruturação das delegacias, uma vez que a partir de 2018 todo o estado do Rio Grande do Sul será dividido em apenas quatro delegacias.  Carazinho e os 15 municípios que pertencem a delegacia local, irão pertencer à delegacia de Santo Ângelo, juntamente com mais de 160 municípios do norte do estado.

Alistamento Militar 2017

Os jovens que completam 18 anos neste ano são obrigados a se alistar para o serviço militar. O alistamento militar é realizado através da internet. A novidade foi divulgada no início do ano e o sistema já está disponível. ”O cidadão não precisa sair de casa para se alistar. Ele consegue com seu terminal de computador em casa, lançando seus dados pessoais ele faz o alistamento” disse o coronel André Luiz dos Santos Franco.

Sobre a forma de inspeções e a ida dos jovens para o cumprimento em Santa Maria, o coronel explicou que continua a mesma coisa, sem mudanças. ”Depois que o sistema eleger aqueles garotos que vão servir, eles irão ao meio do ano participar da comissão de seleção. Essa comissão se desloca para o município, onde os jovens vão passar pelas inspeções de saúde, entrevistas e continuar no processo” explica o coronel.

Após o Alistamento Online, o jovem receberá um número de protocolo e poderá por intermédio do site, saber se prossegue na seleção para o Serviço Militar nas Forças Armadas (Marinha, Exército, Aeronáutica) ou se será dispensado recebendo o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI). Para fazer a impressão do documento o cidadão precisa vir até a junta militar do município.

É importante lembrar que os jovens que completam 18 anos em 2017, têm até o dia 30 de Junho para realizarem seu alistamento militar, concorrendo para a seleção no segundo semestre do ano que se alistou. No caso de dúvidas, a junta militar de Tio Hugo fica junto ao centro Administrativo, no bairro Progresso, o telefone para contato é 3338-9167.