15 de março de 2017 as 17:28 / Administração, Planejamento e Finanças, Gabinete

Gilso Paz prestigia o lançamento do livro que narra a história dos municípios de Ernestina e Tio Hugo

No sábado dia 11 de março, foi lançado em Ernestina o livro “Marcas do passado e olhares para o futuro”, que conta a história dos municípios de Ernestina e Tio Hugo, desde os primeiros colonizadores dos vilarejos até a emancipação e consolidação das municipalidades. A obra foi escrita pelo Padre Adalíbio Barth, pela comunidade católica e pelo Pastor Jonas Gunsch, pela comunidade evangélica. Além disso, inúmeros moradores de Ernestina e Tio Hugo participaram do trabalho de pesquisa do livro, contribuindo também com boa parte do material fotográfico e histórico utilizado no exemplar.

Além dos escritores, um grade número de moradores dos dois municípios participaram do lançamento oficial. O prefeito de Tio Hugo Gilso Paz, prestigiou o evento, juntamente com a sua esposa e seus filhos. O presidente da câmara de vereadores de Tio Hugo, Delcio Wiedthauper também participou do evento, bem como a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Marilene Marquetti e a servidora pública municipal Denir Mühl, esposa do primeiro prefeito de Tio Hugo que comandou o município por dois mandatos, Gilmar Mühl (in memoriam).

Durante a cerimônia de lançamento do livro os autores saudaram o público presente, que prestigiou apresentações artísticas de crianças dos dois municípios. Em seu discurso, o prefeito Gilso Paz destacou e elogiou o empenho do Padre Adalíbio e do Pastor Jonas para reunir o material que constituiu o livro, sobretudo pela mobilização da comunidade ernestinense e tio-huguense que se engajou nesta jornada e contribuiu com um grande número de informações e registros históricos que enriqueceram a obra. “Livros como esses são extremamente importantes, primeiro por que são um legado para a nossa comunidade, depois porque conta para os mais jovens a história do nosso município, as primeiras famílias que aqui se instalaram, como tudo surgiu. Certamente, no futuro esperamos que mais obras como essas sejam escritas para contar aos nossos filhos e netos e demais sucessores a história que todos nós como cidadãos de Ernestina e Tio Hugo, construímos”, enfatizou Gilso.

Integrantes das primeiras famílias instaladas nos municípios também participaram do lançamento do livro, assim como o prefeito e o presidente da câmara de vereadores de Ernestina. O município através do Poder Executivo municipal fez a compra de exemplares da obra, que serão distribuídos nas escolas municipais, o cidadão já encontra nos municípios o livro a venda também, diretamente com o Padre Adalíbio e o Pasto Jonas. O material traz um acervo extremamente interessante de fotos e informações relacionadas a origem de Ernestina e Tio Hugo. É um mergulho na cultura dos municípios, com marcos históricos e todo o caminho de evolução traçado pelas famílias que aqui se instalaram. Pra quem gosta de leitura, vale muito a pena acompanhar as histórias e os acontecimentos que consolidaram a caminhada de Ernestina e Tio Hugo.