21 de fevereiro de 2017 as 17:01 / Administração, Planejamento e Finanças, Geral

Trabalhadores das comunidades atingidas pelo temporal de dezembro poderão sacar saldo do FGTS

Os moradores das comunidades de Linha Graeff e Linha Machado em Tio Hugo que tiveram suas propriedades atingidas pelo temporal do dia 13 de dezembro de 2016, poderão sacar seu FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Os interessados em retirar o seu saldo seja ele parcial ou integral (dentro do limite máximo de saque de 6.220,00), devem procurar a agência da Caixa Economica Federal de Não Me Toque, localizada na rua Av. Alto Jacuí, 650 – Centro/Ipiranga, em horário de expediente.

Para solicitar a retirada do dinheiro o cidadão deverá estar munido de documento de identificação, carteira de trabalho e comprovante de endereço. Nesse caso, o comprovante de residência deve estar no nome do trabalhador/solicitante; são recebidos (conta de luz, água, telefone, gás, extratos bancários, carnês de pagamentos, entre outros). O comprovante deve ter sido emitido nos últimos 120 dias anteriores a decretação de emergência ou calamidade havida em decorrência do desastre natural. Já os trabalhadores que tem renda própria e mora com os pais, cujo comprovante de endereço esteja no nome destes, se faz por meio de filiação constante na carteira de identidade do titular da conta vinculada. A prova de residência do trabalhador, cujo comprovante de endereço esteja no nome do conjugue, ocorre pela apresentação da certidão de casamento, ou escritura pública de união estável.

O valor máximo para saque do FGTS para trabalhadores atingidos pelo temporal, conforme mencionado acima é de R$ 6.220,00. É importante ressaltar, que o intervalo entre uma movimentação e outra não seja inferior a doze meses. O prazo máximo para retirada do recurso é o dia 03 de abril de 2017.

O secretário de Administração Planejamento e Finanças de Tio Hugo, Paulo Cesar Pereira relembra que mais de 60 propriedades que foram atingidas pela forte tempestade registrando danos de grande monta, já que muitas casas ficaram extremamente danificadas com seus telhados arrancados totalmente pela força do vento, o que causou muitos prejuízos aos moradores. “Além das casas, muitos galpões, aviários, lavouras foram dizimadas pelo vento forte e as pedras de gelo. As famílias estão reconstruindo tudo o que foi danificado, o Poder Executivo municipal auxiliou nos trabalhos de reconstrução, mas essa possibilidade de sacar o FGTS chega em um momento bom, já que o cidadão poderá retirar esse dinheiro para investir na reconstrução da sua morada”, disse Pereira.

Os trabalhadores que tiverem dúvidas devem entrar em contato com a secretaria de Administração, Planejamento e Finanças de Tio Hugo para maiores esclarecimentos, através do telefone 3338-9167.