16 de fevereiro de 2017 as 16:33 / Administração, Planejamento e Finanças, Geral

Poder Executivo municipal participa de audiência na Secretaria de Segurança Pública

No dia 08 de fevereiro o vice-prefeito de Tio Hugo, Geder Follmer e o assessor especial do gabinete do prefeito, Paulo Hummes, representaram o Poder Executivo de Tio Hugo em uma audiência comanda pelo secretário de Segurança Pública do Estado, Cesar Schirmer, realizada na sede da pasta em Porto Alegre. A audiência foi provocada pelo Comaja – Consorcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí -, e contou com a participação dos líderes e representantes dos municípios que integram o consórcio, o deputado estadual Eduardo Loureiro (PDT-RS) participou da reunião representando a Assembleia Legislativa gaúcha.

A pauta da audiência foi a segurança pública. Nos últimos anos o Comaja consolidou o projeto de videomonitoramento que contou com a participação de municípios de toda a região. Tio Hugo fez parte do projeto, e teve inicialmente 4 câmeras de videomonitoramento instaladas em diferentes bairros da área urbana. Alguns comerciantes auxiliaram a administração municipal oferecendo subvenção financeira para investimento no projeto. De acordo com o vice-prefeito Geder Follmer, os prefeitos e líderes municipais que participaram da audiência destacaram que a ausência de policias da Brigada Militar na maioria dos municípios torna o sistema inoperante, uma vez que as câmeras estão funcionando, mas não existem policias para fazer a vigia. “O que baseou o diálogo foi a busca por possíveis alternativas que possam solucionar mesmo que parcialmente este problema da falta de operação do sistema de videomonitoramento.  Uma das alternativas levantadas pelo Comaja seria a contratação de oficiais da reserva que fossem designados exclusivamente para atuarem na operação do sistema”, explicou  Geder.

Além disso, um assunto que preocupa as autoridades, também foi amplamente debatido é a falta de efetivo policial nas cidades menores. Esse problema é recorrente na maioria das cidades da região e de várias regiões do Estado. Os líderes do Executivo municipal, Gilso Paz e Geder Follmer demonstram preocupação diante desta situação, uma vez que Tio Hugo está situado em um dos maiores e mais movimentados entroncamentos rodoviários do Rio Grande do Sul, e a falta de policiamento ostensivo deixa a comunidade preocupada com o avanço da violência. “Necessitamos de uma atuação mais incisiva da Brigada Militar em nosso município. Tio Hugo é uma cidade muito movimentada em função das rodovias que passam por aqui. Pedimos para que o Governo do Estado tenha atenção conosco, e busque alternativas para estancar parte deste problema que afeta quase todos os municípios da nossa região. O iminente crescimento dos índices de violência no Rio Grande do Sul nos deixa preocupados, e por isso buscamos resolver esta situação”, finalizou o vice-prefeito de Tio Hugo.

O secretário de Segurança Pública do RS Cesar Schirmer garantiu aos presentes na audiência, que em março será convocada uma reunião onde o Estado fará uma proposta aos prefeitos, com intuito de amenizar os problemas relacionados a falta de policiamento atuante nos municípios, que estão em muitas situações desamparados pela Brigada Militar.