27 de janeiro de 2017 as 13:29 / Agricultura e Meio Ambiente, Geral

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Tio Hugo recebe veículo do governo do Estado

O município de Tio Hugo recebeu do governo do Estado um automóvel novo que será utilizado pela Inspetoria Veterinária da secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente, para sustentação do Susaf – Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte. A entrega do veículo foi realizada na manhã da quinta feira dia 26 de janeiro, no Palácio Piratini casa do governo Gaúcho. O prefeito Gilso Paz, e o vice-prefeito Geder Follmer participaram do ato de entrega, que contou com a presença do governador do estado, José Ivo Sartori e do secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação do RS, Ernani Polo. Ao todo, nove veículos foram entregues a municípios que aderiram ao Susaf-RS e ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-RS). A iniciativa é parte de um convênio com a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, ligada à Casa Civil da Presidência da República. Além de Tio Hugo, os oito municípios que receberam os veículos foram; Carlos Barbosa, Farroupilha, Lajeado, Nova Bréscia, São Jorge, Taquari, Erechim e Santa Maria.

O prefeito Gilso Paz, destaca que a adesão de Tio Hugo ao Susaf-RS em 2016 foi uma grande vitória para o município, e que esta nova conquista é mais um passo importante para o fortalecimento da secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente. O sistema de fiscalização possibilita que os agricultores familiares que atuam em agroindústrias comercializem os seus produtos em todo o estado Rio Grade do Sul. “A implantação do Susaf-RS na nossa secretaria de Agricultura e Meio Ambiente é celebrada como um grande passo rumo ao pleno fortalecimento do campo. O desenvolvimento econômico na cidade e no interior é um dos nossos principais objetivos, e a operação do sistema em Tio Hugo expande a área de atuação dos produtores familiares, ampliando a demanda e consequentemente a venda dos seus produtos”, explicou Gilso Paz.

Sobre o Susaf…

O Susaf-RS é um programa de reconhecimento de equivalência do serviço de inspeção municipal ao serviço de inspeção estadual. Em decorrência deste reconhecimento, as agroindústrias instaladas nas municipalidades que possuem o sistema podem comercializar seus produtos fora de seus limites do município. Atualmente, são 20 municípios que já aderiram ao sistema no Rio Grande do Sul, além de mais de 200 pedidos de adesão e em torno de 40 municípios em processo de adequação.