23 de janeiro de 2017 as 17:43 / Agricultura e Meio Ambiente, Geral

Produtores participam de encontro que discutiu o “Planejamento da Propriedade Leiteira”

Durante a tarde da quinta feira dia 12 de janeiro produtores de leite de Tio Hugo e de municípios da região, como Santo Antonio do Planalto e Ibirapuitã, participaram de uma atividade especial realizada no Polo da Universidade Aberta do Brasi – UAB em Tio Hugo.

O prefeito Gilso Paz, participou do evento juntamente com o vice-prefeito Geder Follmer. Durante o seu discurso o líder do Executivo municipal destacou a importância do setor primário para a economia local, e o empenho dos produtores de leite no fomento da atividade no município de Tio Hugo. “Agradecemos a participação de todos que se empenharam em vir aqui participar desta importante atividade. O nosso município sempre apoiou os produtores, oferecendo suporte na realização de diversos trabalhos em suas propriedades. Destacamos que continuaremos atuando desta forma nesta gestão, amparando nossos produtores como sempre trabalhamos”, finalizou Gilso Paz.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Tio Hugo, José Claudir Machado, agradeceu a todos pela presença, enfatizando que este é o primeiro evento realizado pela secretaria neste ano, e que atividades como essas terão continuidade. “Gostaria de agradecer a todos os presentes, principalmente aos produtores do nosso município e também da região, que participam desta importante atividade. Acredito que a troca de experiências nesta tarde será importante para que todos possam observar detalhes pertinentes que contribuem para melhorar as suas propriedades”, disse o secretário.

Na sequencia foram iniciados os trabalhos, o professor Dr. Thelmo Vergara Martins Costa da UPF, pesquisador do setor de produção láctea, abordou o tema “Planejamento da Propriedade Leiteira”, onde foram pautados aspectos fundamentais para realização de um planejamento efetivo da propriedade, com intuito de diminuir custos e potencializar os ganhos, mantendo a qualidade no resultado final. O seminarista destacou que o planejamento é o passo inicial para o sucesso em qualquer atividade, e que a falta de organização pode custar caro.  As dinâmicas envolveram todos os produtores participantes do encontro, e os presentes puderam trocar experiências através do dialogo e da observação citados pelo professor Dr. Thelmo.

Ao fim das atividades, um dos participantes se disse satisfeito com a tarde de conversas e discussões técnicas, destacando que a busca por conhecimento e alternativas deve ser frequente por parte dos produtores, uma vez que novas ações voltadas para a produção leiteira surgem continuamente, e portanto, os produtores que atuam nesse segmento devem estar atentos a tudo.

Ao fim do encontro, a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Tio Hugo, agradeceu de uma forma especial os produtores e também aos parceiros na realização deste evento, como a Coprolat, que foi representada por parte da sua diretoria, seu gerente e associados, além da Ascar-Emater de Santo Antonio do Planalto que esteve representada, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, a Universidade de Passo Fundo – UPF, a administração municipal de Tio Hugo, e também a administração de Ibirapuitã, que estava representada no encontro.