06 de janeiro de 2017 as 14:20 / Administração, Planejamento e Finanças, Geral

Município de Tio Hugo presta auxílio aos atingidos pelo temporal da última semana

A Administração municipal de Tio Hugo, através do departamento municipal de Habitação e da secretaria de Assistência Social, iniciou na sexta feira 16 de dezembro, a entrega de telhas para recuperação dos telhados das residências de famílias atingidas pelo temporal, que castigou as localidades de Linha Graeff e Linha Machado, na terça feira dia 13.

De acordo com o prefeito municipal Verno Müller, mais de 60 famílias foram atingidas em situações diversas, desde o destelhamento parcial, completo, até a perda total da residência, devido ao forte vento. Além disso, a tempestade veio acompanhada de intensa chuva de granizo, que também arrasou mais de 600 hectares de lavouras de soja e milho. As perdas nessas áreas foram integrais, e os produtores terão que fazer o replantio da lavoura. Diante deste cenário de destruição, o município decretou Situação de Emergência, pois o montante de prejuízos supera a marca de 1,5 milhões de reais, valor que ultrapassa os 12% sobre a receita corrente líquida municipal.

As telhas fornecidas foram adquiridas com recursos próprios do município. “As famílias que mais necessitam são as que estamos atendendo, pois não receberemos telhas da Defesa Civil do Estado. O material entregue aos moradores da Linha Graeff e da Linha Machado foi adquirido com recursos municipais”, explicou o prefeito Verno Müller.

O senhor José Sebastião Rodrigues, morador da comunidade de Linha Machado, teve o telhado da sua casa completamente danificado pelo temporal. Ele foi um dos moradores que recebeu as telhas para reconstruir o que foi danificado. Em 2011, Rodrigues foi beneficiado com o Programa Municipal Pró Morar Melhor, e mais recentemente foi contemplado com uma nova casa, oriunda de um programa habitacional gerido pelo município, sendo esta residência atingida pelo vendaval da última semana.