17 de novembro de 2016 as 11:53 / Geral, Saúde

Poder Executivo municipal busca convênio com o estado para atendimento a acidentes de trânsito

No dia 26 de outubro o prefeito Verno Aldair Müller participou de uma importante reunião na sede da secretaria estadual da Saúde em Porto Alegre. Müller esteve acompanhado da secretária municipal de Saúde Denir Mühl, do servidor público Lucio Bruinsma e do vereador Paulo Cesar Pereira. A comitiva tio-huguense foi recebida pelo secretário adjunto de Saúde do estado Francisco Paz, que recebeu do chefe do executivo de Tio Hugo algumas demandas pontuais solicitadas pelo município.

O Poder Executivo municipal busca a efetivação de um convênio com o estado para atendimentos a acidentes. Atualmente o atendimento de grande parte dos acidentes próximos a Tio Hugo e região na BR-386 e nas rodovias estaduais (223, 153 e VRS 810) é realizado pela equipe da secretaria municipal de Saúde de Tio Hugo, que se desloca imediatamente às ocorrências com atendimento ágil independente do horário. Verno Müller destaca que os atendimentos muitas vezes são realizados em trechos de rodovias localizados em municípios vizinhos, e que a administração municipal não recebe nenhuma ajuda financeira do governo específica para atender esses sinistros. “Realizamos os atendimentos pelo fato de que não podemos virar as costas para as pessoas, estamos falando de vidas. E desta forma a equipe da secretaria municipal de Saúde atende as ocorrências com a maior agilidade possível até em municípios vizinhos. Sabemos que as rodovias são de propriedade dos governos estadual e federal, e portanto estamos em busca desta parceria com o estado que será benéfica para Tio Hugo e para o próprio governo”, disse.

Müller recorda que em 2014 o município contava com o SAMU, no entanto o contrato não foi renovado pelo governo atual devido a uma decisão administrativa de que o contrato vigente estava com valores muito elevados. “A celebração de um convênio nos dará fôlego para encarar as demandas na saúde, sabemos que a situação financeira não é das melhores e no momento estamos atendendo acidentes nas rodovias próximas sozinhos com a nossa equipe, diante disso estamos buscando esse auxílio do governo do Estado para esta importante demanda”, explicou o prefeito.

O deputado estadual Gilmar Sossella participou da reunião, e mostrou-se solidário ao município ressaltando que esta é uma demanda justa e que estará acompanhando e apoiando a solicitação junto ao governo estadual. “Diante da importância de ter uma equipe à disposição para atender ocorrências que envolvem pessoas de todo o Estado e até mesmo de fora, a secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul comprometeu-se a avaliar este pleito com atenção, para que esse convênio seja consolidado”, informou Sossella.

A comitiva de Tio Hugo também solicitou ao deputado o apoio para que o município consiga junto ao estado a aquisição de uma nova ambulância para a secretaria de Saúde. Ao fim do encontro Müller agradeceu a oportunidade ao secretário adjunto de Saúde do estado destacando que essa demanda é extremamente importante, e merece atenção especial.