A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
17 de novembro de 2016 as 12:41 / Agricultura e Meio Ambiente, Geral

Fortalecimento do campo: Verno Müller encaminha projetos em Porto Alegre

 

A busca pelo fortalecimento contínuo do campo segue intensa por parte da administração municipal de Tio Hugo. Na última semana de outubro, o prefeito de Tio Hugo Verno Aldair Müller participou de importantes reuniões nas sedes da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo – SDR e na secretaria estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação – SEAPI.

O chefe do executivo municipal de Tio Hugo foi recebido na SDR pelo secretário em exercício da pasta, Iberê Orsi, na ocasião Müller encaminhou projetos de irrigação que serão financiados pelo Feaper, negócio atraente para produtores interessados. Algumas propriedades tio-huguenses já contam com áreas irrigadas e a intenção é aumentar a área acometida por irrigação no município. Além disso, o prefeito buscou informações junto a secretaria a respeito de um recurso da Consulta Popular 2014, voltado para a secretaria de Agricultura, que ainda não foi pago pelo Governo do Estado. A informação inicial é que não existe previsão para o pagamento desta demanda.

 

Na SEAPI Verno Müller foi recebido pelo secretário Ernani Polo. Durante a reunião o prefeito pautou o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte SUSAF/RS; tema importante para o município, e principalmente para produtores que atuam na produção de artigos de origem animal. O município busca estruturar o sistema implantado em Tio Hugo em maio deste ano. A solicitação é para que o estado ofereça o aporte financeiro para aquisição de um automóvel, que será utilizado pelo médico veterinário do município que atua no SUSAF. O Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte, habilita a secretaria municipal de Agricultura a fiscalizar produtos de origem animal produzidos em Tio Hugo, credenciando as agroindústrias familiares e pequenos produtores do município a vender a sua produção de origem animal para todo o estado do Rio Grande do Sul, desde que estejam regularizados de acordo com as leis estaduais e municipais. Esse avanço possibilita o crescimento e a expansão dos estabelecimentos especializados do município, conforme explica Verno Müller. As negociações seguirão, e em breve novos acordos entre município e estado poderão ser celebrados. 


Notícias Semelhantes
Tio Hugo/RS
Rua Venezuela, 285 - CEP: 99345-000
Telefone: (54) 3338-9167
E-mail: gabinete@tiohugo.rs.gov.br
Expediente:
8:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00