A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
26 de outubro de 2016 as 11:50 / A Cidade, Geral

Emitida Licença Prévia para instalação de uma Pequena Central Hidrelétrica em Tio Hugo

 

No dia 27 de setembro de 2016, a Fepam emitiu a LP – Licenças Prévia para um empreendimento de geração de energia hidroelétrica para a Coprel – Cooperativa de Geração de Energia e Desenvolvimento – em Tio Hugo. A Pequena Central Hidrelétrica do rio Jacuí em Tio Hugo, estará localizada na divisa com o município e Ibirapuitã, e terá potência de 8,1MW. Com a emissão desta licença, a cooperativa obtém a viabilidade ambiental e desenvolverá a viabilidade econômico-financeira e técnica do empreendimento, buscando o atendimento dos requisitos para obter a Licença de Instalação (LI), necessária para o efetivo início das obras.

O projeto da PCH de Tio Hugo tramitava há vários anos na Fepam, e com a emissão da LP, tem-se a viabilidade ambiental do projeto. “É importante destacar que as Pequenas Centrais Hidrelétricas fazem parte do conceito de energia renovável, limpa e sustentável, contribuindo para o desenvolvimento regional dos pequenos municípios. Os benefícios da construção destes empreendimentos são percebidos pelas comunidades onde as PCH’s são consolidadas, aumentando a renda, tributos e oportunidades de emprego”, destaca o presidente da Coprel Geração e Desenvolvimento, Jânio Vital Stefanello.

A construção desta Pequena Central Hidrelétrica em Tio Hugo, e uma semelhante em Mormaço na comunidade de Santo Antonio do Jacuí, representará um investimento de 90 milhões de reais. Um dos diferenciais dos projetos é o aproveitamento do reservatório já existente de Ernestina, que atende as usinas da CEEE e a PCH Cotovelo do Jacuí, da Coprel, melhorando o desempenho do sistema de energia nas áreas compreendidas pela cooperativa de energia.

 

Com a emissão desta licença, a Coprel possui um prazo de dois anos para atendimento das exigências dos órgãos ambientais até a emissão da LI – Licença de Instalação. O próximo passo é obter a resolução que outorga a concessão na ANEEL.


Notícias Semelhantes
Tio Hugo/RS
Rua Venezuela, 285 - CEP: 99345-000
Telefone: (54) 3338-9167
E-mail: gabinete@tiohugo.rs.gov.br
Expediente:
8:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00