19 de outubro de 2016 as 12:05 / Geral, Saúde

Chegada da primavera mantém secretaria municipal de Saúde em alerta contra o aedes aegypti

Com a chegada da primavera volta o risco iminente da proliferação do mosquito Aedes Aegypti. O inseto transmissor de doenças como dengue, zika vírus, chikungunya leva de sete a dez dias para se desenvolver de ovo a adulto e a forma mais eficiente de evitar surtos das doenças transmitidas por ele é eliminar o ciclo de vida do mosquito. Diante disso a secretaria municipal de Saúde de Tio Hugo vem trabalhando incansavelmente para eliminar os focos de água parada, locais adequados para a procriação do Aedes Aegypti.

Mesmo no período de inverno, quando as baixas temperaturas impossibilitaram o surgimento dos mosquitos a equipe de endemias do município atuou visitando bairros da cidade a procura de locais com pontos de água parada. A secretária de Saúde de Tio Hugo, Denir Mühl destaca que a sintonia entre a secretaria e a comunidade é fundamental para que o nosso município fique livre desta ameaça. “Todos devemos fazer a nossa parte, com a chegada da primavera e a elevação das temperaturas o risco do surgimento do Aedes Aegypti aumenta, já encontramos no verão passado focos do mosquito, no entanto nenhum estava contaminado, por isso temos que nos manter em alerta, e a colaboração da nossa comunidade é imprescindível para que possamos ficar livres deste mosquito que é um risco para a saúde das pessoas”, destacou.

Uma equipe da secretaria municipal de Saúde está percorrendo a cidade desde a última semana de setembro executando o LIRAa – Levantamento de Índice Rápido para Aedes Aegypti. O objetivo é mapear diversos bairros encontrando possíveis criadouros do mosquito. Aliado a este trabalho está o empenho da comunidade, que deve colaborar fazendo a sua parte para que esta missão tenha êxito. Todos devem ficar atentos ao pátio da sua residência e a locais que possam eventualmente acumular água. Fique ligado também ao redor de sua casa, no seu bairro se todos estão colaborando. Se cada cidadão se tornar monitor na sua casa e no seu bairro, Tio Hugo poderá ficar livre do tão temido Aedes Aegypti.

Mais informações e denúncias de locais com água parada através do telefone 3338-9210.