04 de julho de 2016 as 15:15 / Geral

Corede Botucaraí trabalha na atualização do Planejamento Estratégico Participativo

Na última semana o Corede – Conselho Regional de Desenvolvimento – do Alto da Serra do Botucaraí promoveu reuniões microrregionais em diversos municípios da região. Os encontros fazem parte do plano de trabalho para atualização do Planejamento Estratégico Participativo do Corede. Tio Hugo sediou a reunião realizada no Polo da Universidade Aberta do Brasil – UAB na manhã da quarta feira dia 22 de junho. Os municípios de Ibirapuitã, Mormaço, Nicolau Vergueiro estiveram representados na audiência que também discutiu temas ligados a Consulta Popular que será realizada nos dias 05, 06 e 07 de julho em todo o estado.

O Planejamento Estratégico Participativo “PEP” como é conhecido é realizado por uma equipe vinculada a Universidade de Passo Fundo que foi a vencedora da licitação para realizar o planejamento no Corede do Alto da Serra do Botucaraí. Durante as reuniões de planejamento são debatidos pontos referentes ao desenvolvimento regional, pontos positivos e negativos, ou seja, ameaças que podem frear o crescimento a nível de região. De acordo com João Torres Soares representante da UPF, os estudos foram iniciados no início deste ano, posteriormente foram realizadas reuniões municipais onde foram apresentados diversos dados em relação aos municípios, as principais virtudes e o que pode ser melhorado em cada reduto. O fortalecimento das municipalidades é o primeiro avanço para o fortalecimento da região e o seu pleno desenvolvimento.

Lideranças políticas, servidores públicos municipais e comunidade participaram da reunião em Tio Hugo. Ao fim do encontro foram pontuados os principais aspectos debatidos, e que serão considerados na elaboração do PEP que deve ser concluído até dezembro deste ano.