08 de junho de 2016 as 16:49 / Gabinete, Geral

Prefeito Verno participa de reunião no DNIT em Cruz Alta

Na quinta feira 02 de junho o prefeito de Tio Hugo Verno Aldair Müller participou de uma reunião da residência 10/3 do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes em Cruz Alta. Os prefeitos de Fontoura Xavier, Mormaço, Nicolau Vergueiro, Soledade e o vice prefeito de Ibirapuitã também participaram do encontro que teve como pauta a BR 386 que atravessa o perímetro urbano de diversas cidades da região.

Além das demandas pontuais de cada município também foram debatidas ações referentes a BR-386 em nível regional levantadas pelo presidente da AMASBI Tiago Zanotelli prefeito de Fontoura Xavier. Temas como a duplicação da rodovia, melhorias em pontos estratégicos como por exemplo, a construção de “terceiras-pistas” em alguns locais e a concessão da rodovia a iniciativa privada formaram a pauta de discussões dos gestores.

O supervisor do DNIT em Cruz Alta engenheiro Luiz Augusto Bassani que recebeu os prefeitos para a reunião se comprometeu em acompanhar e questionar o andamento das demandas solicitadas pelos municípios. No caso de Tio Hugo o pedido realizado pelo prefeito Verno Müller está voltado para os pardais instalados na BR-386 no perímetro urbano da cidade. De acordo com o líder do Executivo municipal houve um equívoco na instalação de um dos mecanismos de fiscalização, uma vez que o ponto mais crítico e menos seguro da rodovia dentro do perímetro urbano segue sem nenhum redutor de velocidade, o que coloca em risco a integridade física de pedestres e motoristas. “Um dos pardais foi instalado próximo ao viaduto cerca de 200 metros distante da travessia das ruas Paraná e Rio de Janeiro em frente aos postos de combustíveis. Esse é o ponto mais perigoso do trânsito em Tio Hugo, é ali que muitos moradores atravessam diariamente de carro ou a pé, é nesse ponto que motoristas que trafegam pela rodovia ainda passam em alta velocidade. Portanto pedimos para que o DNIT reveja a instalação deste pardal ou que instale outro mecanismo de redução de velocidade neste ponto, demanda esta tão aclamada pela comunidade”, disse Müller. O engenheiro Luiz Augusto Bassani garantiu que irá averiguar esta situação e que em breve o município será comunicado pelo DNIT a respeito desta solicitação.

O acesso ao município de Ibirirapuitã  também foi discutido, já que líderes de toda a região buscam uma ampliação do trevo de acesso a VRS 810 que fica na BR-386 na altura da comunidade tio-huguense da Linha Graeff. O DNIT prometeu analisar o pedido e dar uma resposta contundente aos prefeitos de Ibirapuitã, Nicolau Vergueiro e Tio Hugo, que juntamente com o sindicato dos trabalhadores rurais de Ibirapuitã e demais autoridades estão trabalhando na consolidação deste pedido.