06 de junho de 2016 as 15:52 / Agricultura e Meio Ambiente, Geral

Governo do Estado oficializa a adesão do município de Tio Hugo ao SUSAF/RS

O governo do Estado do Rio Grande do Sul através da secretaria estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação oficializou a adesão da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Tio Hugo ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte – SUSAF/RS. Na última semana foi publicada no Diário Oficial do Estado a portaria 117/2016 que determina o reconhecimento da equivalência do serviço de inspeção sanitária dos produtos de origem animal por parte da secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

A adesão da secretaria ao SUSAF/RS habilita a repartição a fiscalizar produtos de origem animal produzidos em Tio Hugo, credenciando as agroindústrias familiares e pequenos produtores do município a vender a sua produção de origem animal para todo o estado do Rio Grande do Sul desde que estejam regularizados de acordo com as leis estaduais e municipais.

O prefeito Verno Aldair Müller comemora mais esta conquista, e celebra a parceria entre município e estado que será benéfica aos produtores familiares de Tio Hugo. “A adesão da nossa secretaria de Agricultura e Meio Ambiente ao SUSAF/RS é caracterizada como um grande passo rumo desenvolvimento pleno do campo. O desenvolvimento econômico no campo e na cidade é um dos nossos principais eixos de gestão, e esta nova conquista expande a área de atuação dos produtores familiares que poderão comercializar os seus produtos de origem animal para todo o estado, ampliando e muito a demanda e consequentemente a venda”, enfatizou Müller.

No momento em Tio Hugo um abatedouro de bovinos já está totalmente regularizado e habilitado para comercializar a sua matéria prima em todo o estado. Esta empresa do município deve servir como base e exemplo para que agroindústrias familiares e outros segmentos do mercado de produção de alimentos de origem animal se habilitem também expandindo as suas vendas da mesma forma.