31 de maio de 2016 as 14:03 / Geral, Saúde

Levantamento da secretaria de Saúde de Tio Hugo encontra larvas e exemplares do Aedes Aegypti

A Secretaria Municipal de Saúde realizou na segunda quinzena de abril mais um LIRAa – Levantamento de Índice Rápido para Aedes Aegypti. No levantamento feito pela agente de endemias e pelas agentes comunitárias de saúde foram vistoriados 192 imóveis de 40 quarteirões sorteados automaticamente em praticamente todos os bairros da área urbana de Tio Hugo. Na fiscalização foram encontrados cinco pontos com larvas semelhantes as do mosquito transmissor da dengue e do Zika Vírus. As amostras foram analisadas pelo laboratório da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde de Passo Fundo, atestando positivo para o mosquito Aedes Aegypti em duas delas, uma encontrada no bairro São Cristóvão e outra no bairro Gourg. Além disso, nos bairros Gourg e Nossa Senhora Aparecida também foram encontrados exemplares do mosquito adulto, o que matem as autoridades da saúde em alerta.

A secretária de Saúde de Tio Hugo Denir Mühl, ressalta que os resultados do LIRAa são extremamente preocupantes e que este é o momento da comunidade abraçar a causa, uma vez que com a chegada do inverno a iminência do Aedes Aegypti diminui, no entanto com a passagem do inverno o mosquito vetor de diversas doenças volta a se proliferar com velocidade. “Este resultado é preocupante, pois apesar do empenho das agentes de saúde ainda estamos encontrando focos de água parada.
Todos devemos cuidar dos nossos pátios para eliminarmos o mosquito Aedes Aegypti de nosso município. Com a chegada do inverno podemos intensificar os nossos trabalhos, para que no verão possamos estar livre desta perigosa ameaça”, enfatizou.

Os resultados positivos para a existência do mosquito Aedes Aegypti em Tio Hugo são preocupantes, pois a partir do momento em que esta ameaça está no município ela pode se proliferar, portanto, a comunidade deve se engajar nesta luta para que os próximos levantamentos sejam finalizados com bons resultados, com nenhum foco do Aedes Aegypti encontrado em Tio Hugo.