30 de maio de 2016 as 16:46 / Geral, Governo Municipal

Procon Municipal de Tio Hugo promove mutirão online para renegociação de dívidas

O Procon Municipal de Tio Hugo, em conjunto com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon/MJ), irá realizar um mutirão online de renegociação de dívidas. A ação, que iniciou nesta quinta (19) se estenderá até o dia 31 deste mês. A iniciativa celebra a 3ª Semana Nacional de Educação Financeira, e conta também, com a participação do Banco Central do Brasil, Sebrae, Febraban e Serasa.

O objetivo do mutirão é permitir ao consumidor e ao Micro-empreendedor Individual (MEI) solicitar a renegociação de suas dívidas com instituições financeiras sem sair de casa, por meio da plataforma www.consumidor.gov.br.

Para participar, o consumidor ou MEI devem acessar a plataforma e fazer o registro para receber um login e uma senha. A partir disso, basta selecionar uma instituição financeira cadastrada e formalizar a solicitação de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o fornecedor tem o prazo de até 10 dias para apresentar uma resposta.

Neste período, o Procon Municipal de Tio Hugo dará orientações aos consumidores nos horários de atendimento do órgão,  pela manhã, das 8h às 12h e à tarde, das 13h às 17h.

Durante o período da ação, os consumidores e MEIs que buscarem a renegociação, por meio da plataforma, receberão indicações de materiais educativos e cursos de educação financeira. Uma das opções de destaque é o curso “Gestão de Finanças Pessoais”, ofertado gratuitamente pelo Departamento de Educação Financeira do Banco Central do Brasil.

Micro e Pequenas Empresas terão outros canais de atendimento

Ainda na 3ª Semana Nacional de Educação Financeira, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Serasa também vão oferecer um serviço de renegociação de dívidas pela internet às micro e pequenas empresas.

Para participar da ação, o empresário deve acessar o Limpa Nome Online Empresas (www.limpanomeempresas.com.br) e efetuar o cadastro. Ao se cadastrar, o empresário terá acesso aos débitos de seu CNPJ e poderá negociá-los diretamente com as empresas participantes, que podem ser visualizadas no menu lateral na mesma página. Ao escolher e clicar no nome da empresa serão apresentadas as pendências e os canais de atendimento disponíveis (telefones, e-mail, chat) para renegociar.

As micros e pequenas empresas que buscarem a renegociação durante o período da ação conjunta também vão receber informações sobre a gestão de finanças e indicação de cursos de educação financeira.

Antes de fazer uma renegociação, é importante se preparar. Alguns empresários acabam misturando as contas da empresa com os gastos pessoais e esta iniciativa pode colocar em risco tanto o negócio, quanto as finanças pessoais. Para ajudar estes empresários, a Serasa disponibiliza gratuitamente o e-book “Como se preparar para a negociação de dívidas”, com uma série de dicas.

A Diretora do Procon Viviane Lando explica que “o mutirão online é uma maneira de garantir ao consumidor e ao microempreendedor individual a oportunidade de renegociação de débitos com grandes instituições financeiras, de forma rápida e fácil.”

Temos hoje uma população cada vez mais endividada, formada por indivíduos que aproveitaram a boa fase da economia e o crédito fácil. Alguns consumiram demasiadamente produtos e serviços e, por isso, não conseguiram saldar suas dívidas, outros, por outro lado, consumiram dentro de suas possibilidades, mas por algum motivo perderam o emprego ou perderam alguém da família que contribuía para o sustento do grupo familiar, tendo diminuído seu poder aquisitivo. Assim, muitas famílias acabaram superendividadas.

Destaca que essa ação de renegociação pretender ajudar essas famílias a saírem da situação que se encontram, ofertando, não só, a possibilidade de renegociação dos débitos com grandes instituições financeiras, mas, também, orientação sobre a importância de o consumidor controlar suas finanças e de desenvolver uma relação equilibrada com o seu dinheiro, para que possa tomar decisões acertadas sobre finanças e consumo, através da educação financeira.

Procon Municipal de Tio Hugo
Endereço: Rua Rio de Janeiro, nº 92 – Centro