13 de maio de 2016 as 10:26 / Geral, Governo Municipal

Prefeito Verno participará da XIX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

O prefeito de Tio Hugo Verno Aldair Müller participará da XIX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento será realizado nos dias 09,10,11 e 12 de maio na capital Federal. O chefe do Executivo municipal participa anualmente do movimento que tem como intuito principal fortalecer o municipalismo, através de ações e reivindicações em prol dos municípios brasileiros. Durante os quatro dias de evento os prefeitos de todo o Brasil discutem temas importantes com o amparo da Confederação Nacional dos Municípios em busca de alternativas plausíveis para enfrentar os desafios inerentes a administração de um município. Em pauta durante o evento estarão temas como final de mandato dos prefeitos neste ano, a crise financeira vivida pelo país de um modo geral e a acentuada queda na arrecadação que os municípios brasileiros vêm enfrentando nos últimos sete anos.

Verno Müller destaca a importância de participar de um movimento tão imponente para a pauta municipalista. Além disso, o fato de estar na capital Federal também é um momento de buscar articulações para atender demandas de Tio Hugo. “Os municípios brasileiros estão cada vez mais enfraquecidos devido a baixa arrecadação tema o qual já é discutido a alguns anos. Temos sempre que lembrar que quando o cidadão necessita de algum serviço seja ele qual for, quem atende essa solicitação é a administração municipal. Portanto, a redução dos repasses atrapalha e muito as prefeituras que estão fragilizadas e principalmente a população que paga os seus impostos e que pode ficar privada de ter algumas demandas atendidas pela falta de recursos”, disse Müller.

Sobre a XIX Marcha

Os gestores municipais têm de vencer desafios para atender às demandas da comunidade e desenvolver uma boa gestão, mesmo com o atual cenário de desequilíbrio financeiro e de gestão. Essa situação tem se arrastado ao logo dos anos, e, se não houver a reformulação do pacto federativo, em um futuro próximo, será impossível administrar os municípios sem comprometimentos legais, inclusive com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Há anos, as prefeituras enfrentam um cenário de crise econômica, em que as demandas são maiores que os recursos. Agora, existe uma preocupação maior, pois se percebe que a recessão chegou também aos governos federal e estaduais, e – certamente – as medidas adotadas também vão trazer impacto ao Ente municipal. Isso, além das leis que são aprovadas pelo Congresso Nacional e sancionadas pela Presidência da República, as quais transferem mais encargos aos gestores municipais, explicou o presidente da Confederação Nacional dos Municípios Paulo Ziulkoski.

Diante da realidade de acúmulo de responsabilidades, de arrecadação menor que as demandas e de promessas não cumpridas, os municípios devem sen unir e mostrar a força do movimento municipalista. Sempre que todos se reúnem na Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, são registrados avanços significativos em busca de conquistas. Um exemplo recente disso foi a aprovação de mais 1% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), obtida no final de 2014.O momento é de luta contínua, pois os desafios são muitos e as novas conquistas só serão consolidadas se houver união, força e persistência. Esse é o espírito da XIX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.