11 de maio de 2016 as 14:27 / Agricultura e Meio Ambiente, Geral

Patrulha agrícola auxilia produtores rurais de Tio Hugo

A patrulha agrícola da secretaria de Agricultura de Tio Hugo oferece amplo suporte aos micro e pequenos produtores rurais do município executando trabalhos de rotina nas propriedades rurais. Nas últimas semanas a patrulha atuou com mais intensidade no auxílio a dezenas de produtores de leite de Tio Hugo, uma vez que no período pré-inverno as propriedades voltadas para a produção láctea atuam com os equipamentos da patrulha agrícola a disposição no plantio de pastagem e na produção de silagem para alimentação animal conforme destaca Osvaldo Santos Lima engenheiro agrônomo da secretaria municipal de Agricultura.

Além da atuação no fortalecimento da bacia leiteira a patrulha agrícola também se destaca no amparo a micro e pequenos produtores que atuam em diversos segmentos como produção de hortaliças, grãos entre outros. Osvaldo Santos Lima explica que os micro e pequenos produtores de Tio Hugo devem solicitar o serviço na secretaria de Agricultura. A partir da solicitação é feito o agendamento e a montagem do cronograma para que os implementos sejam deslocados até as respectivas propriedades. “Para receber os equipamentos da patrulha agrícola em sua propriedade o produtor deve estar em dia com o município no ponto de visto tributário. O cronograma de trabalho é montado de uma forma em que possamos atender agricultores de todas as comunidades no menor tempo possível. Quando temos diversos dias seguidos de tempo bom agilizamos o nosso cronograma, e nos últimos dias estamos atuando em diversas frentes auxiliando os produtores”, disse.

Para atender o maior número de chamados com agilidade a patrulha agrícola da secretaria de Agricultura a patrulha dispões de mais de 20 implementos, além de 3 tratores. “A patrulha mecanizada agrícola conta com duas ensiladeiras, duas plantadeiras, gobe, espalhador de calcário e de adubo, lancer, encanteirador entre outros equipamentos que são utilizados constantemente no auxílio a produtores do município. Os interessados podem nos procurar aqui na secretaria que agendaremos o serviço e como o tempo está colaborando desde a última semana atenderemos as demandas rapidamente”, finalizou Osvaldo Santos Lima.

A patrulha agrícola atua o ano todo em Tio Hugo, mas entre o mês de abril e maio o volume de serviços é maior. Portanto, os produtores que necessitam de auxílio da patrulha devem agendar o seu atendimento com agilidade evitando assim um maior tempo de espera para que os implementos sejam deslocados até a sua propriedade.