11 de maio de 2016 as 15:49 / Geral, Saúde

80% das pessoas que constituem os grupos de risco foram imunizadas contra a gripe A em Tio Hugo

A secretaria municipal de Saúde de Tio Hugo divulgou na tarde da quarta feira (04) os números preliminares da campanha de vacinação contra a gripe A no município. De acordo com o relatório divulgado, 80% dos munícipes considerados integrantes dos grupos de risco foram imunizados. Cerca de 150 pessoas devem receber a imunização o que representa praticamente o total daqueles que têm direito a vacina. “Essas pessoas que ainda não foram vacinadas estão aguardando a chegada de novas doses da vacina que deve chegar até o final desta semana aqui em Tio Hugo. A 6ª coordenadoria regional de Saúde registrou falta do produto, e praticamente todos os municípios da região estão sem as doses da vacina”, destacou a secretária municipal de Saúde Denir Mühl.

Os cidadãos que fazem parte dos grupos de risco e que ainda não receberam a vacina contra o vírus H1N1 devem aguardar a chegada de uma nova remessa de doses, que deve chegar na Unidade Básica de Saúde de Tio Hugo até o fim da tarde da próxima sexta feira dia 06 de maio. A equipe da secretaria municipal de Saúde solicita que as pessoas do grupo de risco que ainda não foram vacinadas procurem a UBS a partir da segunda feira, quando será garantido que as doses estarão em Tio Hugo, já que a 6ª Coordenadoria Regional de Saúde deverá receber as mesmas durante a sexta feira sem horário exato previsto.

Com a chegada de mais doses a secretaria municipal de Saúde pretende imunizar praticamente todos os munícipes que fazem parte dos grupos de risco. É importante que o cidadão esteja munido no ato da imunização da carteirinha de vacinação.

A falta de vacina nos municípios é um problema decorrente em todo o país. De acordo com o Ministério da Saúde a procura da população pela vacinação foi muito mais intensa do que nos anos anteriores. O problema deve ser estancando pelo ministério que anunciou a distribuição de mais doses até a segunda quinzena de maio, atendendo praticamente todas as municipalidades da nação.

Grupo de risco:

– Crianças de 6 meses até 5 anos

– Gestantes e mulheres em dieta pós parto

– Pessoas com mais de 60 anos

– Pessoas portadoras de doenças crônicas com atestado médico