25 de abril de 2016 as 16:32 / Administração, Planejamento e Finanças, Geral

AMASBI apresentou demandas da região para o Secretário de Transportes

O presidente da AMASBI e prefeito de Fontoura Xavier Tiago Zanotelli, acompanhado do prefeito de Tio Hugo Verno Aldair Müller de alguns prefeitos dos municípios que compõe a AMASBI e de representantes do Poder Executivo e Legislativo de Arvorezinha participaram na tarde da última quinta-feira (14), de uma audiência com o Secretário de Transportes e Mobilidade do Estado, Pedro Westphalen.

A audiência solicitada pela AMASBI teve como objetivo apresentar ao Secretário algumas demandas da região do Alto da Serra do Botucaraí, que também foram protocoladas na Secretaria através de dois ofícios. Entre as demandas apresentadas para o Secretário estão:

·         Recuperação da rodovia RSC 153(471) entre Soledade e Barros Cassal;

·         Recuperação da rodovia ERS 332 entre Espumoso e Soledade;

·         Construção das cabeceiras da ponte na ERS-332  – trecho entre Soledade e Arvorezinha;

·         Duplicação da ponte sobre o Rio Espraiado na VRS 814, próximo a cidade de Mormaço;

·         Construção da ligação asfáltica com 6 km, na VRS 856, do município de Alto Alegre até o entroncamento com a VRS 817 no acesso para Campos Borges;

*  Conclusão das obras de recapeamento asfáltico da rodovia VRS 810, entre o município de Ibirapuitã e a BR 386 em Tio Hugo, onde falta o recapeamento antes da cidade de Ibirapuitã.

Os prefeitos da AMASBI também pediram o apoio do Secretário em duas demandas federais que são prioridades para a região, que são a Duplicação da BR 386 no trecho entre Lajeado e Tio Hugo e a Construção e reformulação dos trevos de acesso aos Municípios da região, como de São José do Herval, Fontoura Xavier, Soledade e Tio Hugo.

A comitiva foi recebida inicialmente pelo Chefe de Gabinete da Secretaria de Transportes, Glademir Aroldi, que conversou com os prefeitos sobre vários assuntos de interesse dos municípios, como a Marcha dos Prefeitos à Brasília, repasse do FPM, reajustes nos repasses do Governo Estadual para os municípios e direcionamento das emendas parlamentares diretamente para o FPM.

Na sequência o Secretário Pedro Westphalen leu e discutiu as emendas apresentadas com o presidente da Associação e com os prefeitos. Quanto a recuperação do trecho entre Soledade e Barros Cassal o secretário anunciou que ainda nesta semana terá início uma operação tapa buraco com o objetivo de amenizar a situação da estrada, até que tenha início a restauração completa da rodovia, que segundo o secretário já foi licitada, assim como o trecho entre Soledade e Espumoso.

Quanto a construção das cabeceiras da ponte na ERS 332, trecho entre Soledade e Arvorezinha, o secretário afirmou que já há um recurso disponível para essa obra e que já solicitou um estudo sobre a situação deste projeto, para que ele possa ser concluído o mais rápido possível.

Quanto a duplicação da ponte sobre o Rio Espraiado, na VRS 814, no acesso ao município de Mormaço, Westphalen afirmou que não há nenhuma previsão de quando essa obra será executada. Outra obra sem nenhuma previsão de execução é a ligação asfáltica de 6 km na VRS 856, do município de Alto Alegre até o entroncamento com a VRS 817 no acesso para Campos Borges.

No que diz respeito a conclusão das obras de recapeamento asfáltico no trecho entre o município de Ibirapuitã e a BR 386, o secretário afirmou que vai verificar qual a situação para que essa obra seja finalizada o mais breve possível pois falta apenas uma parte para a conclusão.

Segundo o presidente da AMASBI, Tiago Zanotelli, a audiência com o Secretário foi de extrema importância para a região. Ele destacou que a presença  dos prefeitos que compõe a Associação na audiência foi fundamental para os resultados obtidos.