03 de fevereiro de 2016 as 11:36 / Administração, Planejamento e Finanças, Geral

Panorama da CNM aponta a realidade financeira dos municípios do país

A confederação nacional dos municípios CNM elaborou um estudo aprofundado da real situação financeira dos municípios brasileiros. Desde 2009 as municipalidades de todo o país vêm sofrendo com a baixa arrecadação em função da queda acentuada do FPM – Fundo de Participação dos Municípios. Em diversos estados algumas prefeituras ameaçam fechar as portas devido a falta de recursos. Com a redução do orçamento e o aumento da demanda do serviço público ocasionado naturalmente pelo passar dos anos, os municípios brasileiros se veem em uma situação cada vez mais complicada.

Mesmo com a baixa na arrecadação, o serviço público deve ser prestado com excelência para atender os anseios da comunidade, já que os cidadãos continuam pagando os impostos da mesma maneira.

De 2009 pra cá Tio Hugo deixou de receber quase 10 milhões de reias em recursos que foram desonerados a cada ano que se passou. Mesmo diante deste cenário adverso, o Poder Executivo Municipal seguiu traçando as linhas de desenvolvimento, e investindo com responsabilidade em itens fundamentais com o objetivo de levar ao cidadão tiohuguense que paga seus impostos em dia, uma boa estrutura pública, com investimentos em infra estrutura e projetos em diversos segmentos, com destaque para a saúde e a educação.

As imagens abaixo extraídas do site da CNM – www.cnm.org.br – mostram em números alguns dados referentes ao município de Tio Hugo nos últimos 5 anos. Desde 2009 o governo desonerou um montante de quase R$ 10 milhões do município de Tio Hugo. Mesmo com a acentuada queda na arrecadação, os investimentos em saúde e educação superaram o valor previsto em constituição. Enquanto muitos trabalham com investimentos limitados, atingindo apenas o obrigatório, Tio Hugo investiu acima do esperado, em busca da excelência em saúde e educação.

Na área da saúde, 2013 e 2014 foram anos importantes, com grande investimento na melhoria estrutural e tecnológica da UBS – Unidade Básica de Saúde, e no atendimento a comunidade com a contratação de profissionais e a aquisição de novos veículos.

Em 2010, 2011, 2012 e 2013 Tio Hugo investiu acima do previsto também em educação. A construção da EMEI Arlindo Kerber – Creche – e da nova escola Antonio Parreiras, além das frequentes melhorias nas escolas de todas as comunidades, destacaram o município no setor educacional na região. Além disso, a estrutura física educacional oferecida em Tio Hugo com escolas em ótimo estado de conservação e com excelente infra estrutura é destaque no estado. Os trabalhos realizados em sala de aula renderam premiações ao município em 2014 e 2015, deixando claro que Tio Hugo está no caminho certo.