03 de fevereiro de 2016 as 11:42 / A Cidade, Geral

Falta de policiamento efetivo preocupa autoridades

Nas últimas semanas o tema segurança pública foi pauta de diversos veículos de comunicação do estado. Em um momento em que os índices de criminalidade estão em acentuada elevação o sentimento da comunidade é o mesmo, insegurança. Em uma das reportagens veiculada pela RBS TV Passo Fundo foi pautada a falta de policiamento contínuo em municípios da região, como Ibirapuitã, Mormaço Ernestina além de Tio Hugo.  De acordo com a matéria a Brigada Militar montou uma patrulha itinerante com policiais que atuam nos municípios da região de forma alternada, através de rondas.

Nenhuma das municipalidades citadas acima possui policiamento 24 horas, realidade semelhante a vivida em outros redutos do estado. Neste final de semana o jornal O Mensageiro de Ernestina publicou uma reportagem, a qual trás o posicionamento do sargento Marcos Rogério Geremia, responsável pelo comando da BM em Tio Hugo. De acordo com o brigadiano, dois policiais que atuavam no município foram cedidos para atuar no litoral na operação “Golfinho”. Além disso, Geremia garantiu que seguirá solicitando a secretaria estadual de Segurança Pública o reforço de mais dois policiais para atuarem aqui ainda neste ano.

Com pouco efetivo, os policiais da Brigada Militar se dividem em patrulhas itinerantes passando por municípios da região e atendendo ocorrências onde for solicitado. Uma das soluções para estancar este problema está na nomeação dos policiais aprovados em concurso público, no entanto, o Governo do Estado afirma que está engessado devido a grave crise financeira vivida, e a política de austeridade financeira adotada pelo estado impede esta ação.

Poder Executivo busca alternativas

Em entrevista a rádio Portal FM de Tio Hugo, o prefeito Verno Aldair Müller ressaltou que os prefeitos da região e autoridades estão aflitos assim como a população, e que as articulações estão sendo executadas de forma intensa para que alguma medida seja tomada por parte do Governo do Estado. “Estamos em contato permanente com os órgãos competentes para que possamos mudar este panorama. A união de todas as municipalidades da região é fundamental para que consigamos reverter este quadro”, frisou Müller.

Em Tio Hugo, apesar do policiamento itinerante, algumas medidas adotadas recentemente auxiliam na intimidação dos meliantes. Em 2015 foram instaladas 4 câmeras de monitoramente de longo alcance que fazem parte do projeto de videomonitoramento do Comaja. De acordo com o prefeito, até o fim de 2017 quando o plano for finalizado serão mais de 10 câmeras em todos os bairros de Tio Hugo, em um investimento de aproximadamente R$ 400 mil viabilizado com recursos próprios do município.

“Estas 4 câmeras que já estão operando certamente ajudam a intimidar a ação de marginais, no entanto, necessitamos de um policiamento mais efetivo em nosso município, pois as rodovias que cortam nossa cidade servem como rota de fuga para bandidos. Baseado nisso buscamos soluções para melhorar a segurança pública aqui em Tio Hugo, e este projeto de videomonitoramento faz parte desta ação”, finalizou o prefeito.

Reuniões estão agendadas para as próximas semanas, a esperança é de que este problema que amedronta a população seja reduzido.