Tio Hugo – Prefeitura Municipal Tio Hugo – Prefeitura Municipal

 

Na segunda-feira dia 10 de agosto o secretário de saúde de Tio Hugo Delcio Wiedthauper e a coordenadora dos serviços de saúde da secretaria, Helena S. Garcia, estiveram na ACD de Passo Fundo, para retirada e entrega de uma nova cadeira de rodas motorizada para o paciente de Tio Hugo Ailton Sipp.

 

De acordo com o secretário Delcio Wiedthauper, a secretaria municipal de saúde em parceira com Governo Estadual e através do programa Aglos ambulatorial atende diversos munícipes que possuem necessidades especiais, agindo em várias frentes para melhorar a vida destas pessoas. ”Temos vários pacientes sendo acompanhados para reabilitação física, auditiva e consultas especializadas que não são realizadas em Passo Fundo e nem na região, deste modo, os enviamos para Porto Alegre através da parceria que celebramos com órgãos competentes. Recentemente vários pacientes foram contemplados com equipamentos oriundos do convênio com a ACD como: cadeiras de rodas, cadeiras de banho, parapodio, prótese física (perna e pé). Na reabilitação física temos os seguintes pacientes em acompanhamento: Kamila dos Santos Anhaia, Ailton Sipp, Valdir Elimar Lamb, Miguel Camargo e Arthur Soares Waskecvtz”, disse Delcio.

Os pacientes de Tio Hugo que estão em reabilitação auditiva e que receberam prótese auditiva assim como acompanhamento médico especializado são; Francisco Fladinei Batista, Ana Rubia Baumgardt, Leoni Baumgardt, Erwin Schneider, Graciano D. Kern, Ademar Schneider, Eva da Costa Paz, Eroni Winter, Adelar Baumgardt, Arnaldo Rinardo Stacke, Helma Muller, Guerino Merlo, Joao da Silva Anhaia, Eugenio Seelig, além disso, alguns pacientes aguardam chamada.

 

Delcio Wiedthauper explica que algumas consultas especializadas aguardam agendamento pelo programa Aglos Ambulatorial, enfatizando que a busca por agilidade nos atendimentos deu resultado, recentemente o paciente Alex Lima Porto foi atendido e agora aguarda procedimento cirúrgico para cirurgia plástica infantil. “Encaminhamos os pacientes que necessitam de atendimento especializado, no entanto, os agendamentos são realizados a critério da Aglos ambulatorial de Porto Alegre. Sempre buscamos a agilidade nos processos, e graças ao esforço de nossa equipe estamos obtendo êxito. Continuaremos neste caminho para ajudar quem precisa”, finalizou o secretário.

 

A agente de desenvolvimento da secretaria municipal de Desenvolvimento, Adriana Scharlau Muller e a secretária de Desenvolvimento, Denir Mühl participaram na primeira semana de agosto do I Encontro Estadual de Agentes de Desenvolvimento.

O evento que foi realizado em Porto Alegre contou com a participação do Agente de Desenvolvimento do estado de Minas Gerais Sr Marcos Fabio, que ministrou uma palestra sobre o tema: “Atores do Desenvolvimento: Oportunidades e Ameaças”. Dentre os assuntos abordados na palestra Marcos destacou a importância do papel dos agentes em seus municípios, bem como, a busca de oportunidades e iniciativa para a obtenção de resultados satisfatórios no que tange o desenvolvimento de cada municipalidade.

De acordo com o apresentado na palestra o Agente de Desenvolvimento (AD) é o articulador e mobilizador da aplicação da Lei Geral no Município. Sua principal função é promover ações concretas que visem fortalece o segmento das micro e pequenas empresas. A AD de Tio Hugo, Adriana Scharlau Muller ressalta que no Estado do Rio Grande do Sul cerca de 40% dos municípios possuem a Lei Geral Implementada e Agente de Desenvolvimento nomeado por portaria. “Em Tio Hugo já recebemos o selo “Prefeitura Empreendedora” graças as iniciativas e programas que executamos em prol do desenvolvimento. Nós Agentes de Desenvolvimento participamos frequentemente de capacitações, reuniões, missões técnicas e encontros regionais, onde a partir da troca de experiências cada agente pode levar para seu município a experiência e ideia de projetos que foram implantados em outras cidades, e isso é muito importante para execurtamos um bom trabalho”, explicou Adriana.

 

Na sequencia a consultora do Sebrae Tangriane Santos, ainda explanou sobre o IX Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor cujas inscrições poderão ser realizadas até o dia 30 de novembro. Ao final do encontro foi realizado o lançamento oficial do movimento “Compre do Pequeno Negócio”, esta mobilização vai ocorrer no dia 05 de Outubro, sendo que neste dia as prefeituras serão desafiadas a realizarem licitações (pregões presenciais) somente com micro e pequenos empresários locais. 

 

A instalação do cabeamento óptico responsável pela transmissão de dados do programa de videomonitoramento já está concluída. Foram instalados aproximadamente oito quilômetros de cabos no município, os quais serão conectados as câmeras e a central de monitoramento que será implantada no prédio da Brigada Militar de Tio Hugo.

Em um primeiro momento, serão instaladas três câmeras de longo alcance, as quais estarão interligadas com a central 24 horas. A primeira situa-se na travessia da rua Rio de Janeiro com a rua Paraná em frente aos postos de combustíveis. A outra será instalada na saída da Rua Mato Grosso próxima a BR-386 e ao hotel Sou do Sul. A terceira será instalada na rua Cuiabá no bairro Progresso, junto ao parque municipal de eventos, onde estão localizadas a nova escola Antonio Parreiras, e a escola de educação infantil Arlindo Kerber.

De acordo com o prefeito de Tio Hugo Verno Aldair Müller, o sistema de videomonitoramento do município será constituído no total por nove câmeras de longo alcance. A conclusão deste projeto está prevista para 2017. “Serão investidos mais de R$ 400 mil na finalização do projeto de videomonitoramento. É importante ressaltar que o município irá investir com recursos próprios aproximadamente R$ 300 mil para a instalação das nove câmeras. Investimento expressivo, mas que vale a pena em se tratando da segurança dos cidadãos do nosso município”, enfatizou Verno.

Nesta primeira etapa que está próxima da conclusão foram investidos R$ 112 mil. O projeto é executado pelo Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí – COMAJA. Mais de 20 municípios de toda a região integram este projeto. O prefeito ressalta que o intuito principal é coibir a marginalidade com ações de monitoramento auxiliando o trabalho da Brigada Militar e das investigações policiais. “Este projeto possui extrema importância na questão da segurança pública, uma vez que as câmeras intimidarão a ação dos meliantes. Além disso, o fato do sistema estar interligado com a Brigada Militar também será fundamental nas investigações e nas operações para coibir a ação de marginais. Isso será benéfico para toda a comunidade para todo o comércio do município os quais foram extremamente favoráveis a adesão de Tio Hugo neste projeto”, finalizou o prefeito de Tio Hugo.

 

 

 

No dia 04 de agosto a secretária de Desenvolvimento Denir Mühl e a agente de desenvolvimento Adriana Scharlau Muller participaram em Porto Alegre de um seminário promovido pelo Sebrae. O evento cuja alcunha era “Seminário de Alinhamento entre os Parceiros do RS”  tinha como temática a “Redesim” e o slogan “Brasil mais simples 2015”.

A “redesim” intitulada Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, estabeleceu as diretrizes e os procedimentos para simplificar e integrar os processos de abertura, alteração, baixa e legalização de empresários e de pessoas jurídicas. Por meio de um sistema integrado de informações e processos, o cidadão acessa dados e documentos, reduzindo a burocracia e o número de procedimentos. De acordo com a agente de desenvolvimento, Adriana Scharlau Muller, a “Redesim” busca maior agilidade na abertura de novos empreendimentos. “O intuito do projeto é simplificar e desburocratizar a abertura de empresas. Em média no país uma nova empresa leva em torno de 600 dias para poder abrir as portas. Isso se dá devido a burocratização do sistema, o que ocasiona na demora para emissão de documentos que regularizem e autorizem o início das suas operações”, explicou Adriana.

Nos municípios gaúchos de Esteio, Garibaldi e Lajeado a “Redesim” já foi implantada. No seminário foram apresentados os resultados desde a implantação do projeto o qual teve muito sucesso nas municipalidades. “Para que a “Redesim” obtenha resultados satisfatórios é fundamental que haja o entrosamento entre todas as partes envolvidas na abertura de uma nova empresa. A desburocratização do sistema é um grande desafio, mas pelos exemplos apresentados pudemos observar que é possível diminuir acentuadamente o tempo necessário para regulamentar um empreendimento, o que se torna bom para todos, empreendedor, funcionários, município, estado e país”, finalizou a agente de desenvolvimento de Tio Hugo.

 

A partir de agora o município avaliará a adesão ao projeto “Redesim” a partir de um estudo de possibilidades. A simplificação e desburocratização na regulamentação de empreendimentos será benéfica para empreendedores que buscam agilidade na instalação de um negócio novo, uma vez que os altos e baixos no mercado são frequentes e abrir um empreendimento rapidamente é o que todos querem.

 

No dia 11 de agosto foi comemorado em todo o país o Dia do Estudante. Em virtude desta importante data, as escolas municipais de Tio Hugo realizaram inúmeras atividades para celebrar junto com os alunos esse dia especial na vida de todos, uma vez que muitos de nós já foi estudante no decorrer da vida.

As escolas Casemiro de Abreu e Antonio Parreiras realizaram gincanas entre os alunos, promovendo a descontração e a interação entre as turmas. A Escola Municipal de Ensino Infantil Arlindo Kerber – Creche -, também realizou atividades recreativas com os pequenos alunos. As escolas Reinoldo Born, Frei Clemente e Laurentino Machado entregaram uma pequena lembrança repassando uma bela mensagem a cada estudante.

Em suma todas as escolas municipais fizeram questão de homenagear todos os seus alunos. A mensagem que foi passada também valoriza a iniciativa e o esforço de cada estudante, que não deve esquecer jamais do esforço e da disposição dos professores que batalham intensamente para que todos tenham uma boa formação. A escola é um ambiente familiar e todos os envolvidos no universo escolar devem ter isso em mente.

 

A administração municipal de Tio Hugo deseja a todos os alunos um feliz Dia do Estudante

 

No último sábado no ginásio da comunidade de Polígono do Erval foi realizada a segunda rodada do campeonato municipal de futsal de Tio Hugo 2015. Os espectadores que foram até o ginásio viram bons jogos dentro de quadra. A terceira rodada do certame já acontece neste sábado dia 15 de agosto no ginásio da escola Laurentino Machado, na comunidade de Linha Machado.

Confira os resultados da segunda rodada:

DATA: 08/08/2015– LOCAL: GINÁSIO DO POLÍGONO DO ERVAL

1º JOGO: SAO PAULO    02     X   03   PARCERIA  – CAT. VETERANOS

2º JOGO: AUTO  CENTER J. CAR   06   X  02   JOGATINA

3º JOGO: DODGERS        03       X   01    LINHA MACHADO FC

4º JOGO: MENINOS DA VILA  04   X   03   AMANTES DO GOLE

5º JOGO: RENEGADOS  03   X   05   BORRACHARIA ROTA DO SUL

Veja quais serão os duelos da terceira rodada:

DATA: 15/08/2015– LOCAL: GINÁSIO MUNICIPAL LAURENTINO MACHADO

1° JOGO ÀS 18:00 HORAS

1° JOGO: BOCA JUNIORS     X  SEFE- ERNESTINA– CAT. FEMININO

 2° JOGO: MENINOS DA VILA  X  DODGERS

3° JOGO:  BORRACHARIA R.S        X   LINHA MACHADO FC 

4º JOGO: AUTO CENTER J. CAR   X  BROTHERS

5º JOGO: RENEGADOS   X  JOGATINA

 

 

 

O dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação será realiado no próximo sábado dia 15 de agosto. Neste dia a Unidade Básica de Saúde de Tio Hugo estará aberta das 08:00 horas até as 17:00 horas. Serão vacinadas contra a Poliomielite crianças de seis meses a 5 anos de idade. Além disso, crianças que possuírem vacinas atrasadas na sua carteira de vacinação poderão coloca-lá em dia.

 

De acordo com o secretário de Saúde de Tio Hugo, Delcio Wiedthauper, a intenção é vacinar a maioria das crianças no dia 15, no entanto, aqueles que não puderem comparecer neste dia, terão até o dia 31 de agosto para regularizar a carteira de vacinação. “Pedimos que se possível os pais levem as crianças até a UBS no dia D e não deixem para depois, uma vez que em muitos casos o esquecimento faz com que muitas crianças percam os prazos de vacinação. Portanto, solicitamos que todos fiquem atentos ao dia D, e que se não for possível comparecer ao posto de saúde no próximo sábado que vacinem as suas crianças antes do dia 31 de agosto”, disse.

 

 

 

 

As ações desenvolvidas pela Brigada Militar em Tio Hugo devem ser aperfeiçoadas. Desde junho deste ano, um novo sargento assumiu o comando da BM tio-huguense. O 1º sargento de Polícia Militar, comandante do 4º GPM de Tio Hugo, Marcos Rogério Geremia, é oriundo do Setor de Inteligência Policial da Secretaria de  Segurança. Com 26 anos de serviço e cursos em formação policial, inteligência, Policiamento Rural e polícia comunitária com foco em pequenas cidades interioranas, ele coordenou os Territórios de Paz de Passo Fundo em 2014.

“Estamos trazendo toda essa experiência para cá, com uma nova proposta de polícia ostensiva. O objetivo é buscar proximidade com a comunidade para trabalharmos segurança pública e promover ações de engenharia social em conjunto com outros órgãos, com a intenção de incluir a comunidade no processo de segurança pública”, comentou Geremia. Ele relata que, em breve, devem ser promovidas reuniões comunitárias para estabelecer diálogo direto com a população e criar um ambiente propício para que os munícipes sintam segurança quanto ao sigilo da fonte para denunciar possíveis criminosos que possam estar atuando no município. “Queremos dar paz e harmonia social para que as pessoas possam exercer uma vida e atividades tranquila”, afirma.

A respeito do efetivo policial, o novo comandante pontuou que há policiamento em quase as 24 horas no município. “Nosso efetivo atual contempla todo espaço de tempo, as 24 horas de serviço, mas estamos buscando trazer novos policiais para que seja possível reforçar ainda mais as ações e inibir a ação de criminosos”. Geremia relata que recentemente a Câmara de Vereadores enviou um projeto de auxílio aluguel para novos policiais que queiram vir residir e trabalhar em Tio Hugo. As câmeras de vigilância que estão sendo instaladas pelo Executivo também irão, na opinião do sargento, auxiliar na inibição de criminosos e apuração da autoria de crimes.

Além dos problemas normais de municípios do interior, a localização estratégica de Tio Hugo é outra peculiaridade analisada pelo sargento, mas a parceria com diferentes órgãos da comunidade e ações de inteligência buscarão inibir a ação de criminosos. Recentemente, o BOE prendeu uma quadrilha na localidade de Gramado dos Paz, interior tio-huguense. Foram detidos três criminosos que mantinham no local uma base de operações para o tráfico de drogas e furtos na região. Outra ação recente foi a recuperação de um veículo, em Tio Hugo, que havia sido furtado em Passo Fundo por três meliantes e estaria sendo usado para furtar uma empresa no município tio-huguense. “Iremos trabalhar, também, em conjunto com a BM de Ibirapuitã, o 3º BOE de Passo Fundo e a Polícia Civil, criando um círculo de contatos que nos permitam ampliar nosso campo de visão”, projetou.

 

Conforme a Associação dos Policiais Militares do RS, APM/RS, a Brigada Militar tem defasagem de cerca de 50% no efetivo. Estima-se que o efetivo necessário para a corporação é de 33 mil policiais, mas atualmente o policiamento possui somente 17 mil brigadianos no Estado. “É importante que a comunidade saiba que a BM está atuando, estamos tentando fazer com que a região não seja um local cômodo para a ação de meliantes, ainda mais por ser próximo a centros como Passo Fundo”, ponderou o novo comandante. O fone de contato da BM de Tio Hugo é o (54) 3338-9214 ou o 9952-8634.

 

A Justiça Eleitoral 117ª Zona Eleitoral do Rio Grande do Sul – Não Me Toque – comunica que todos os eleitores de Tio Hugo devem realizar o recadastramento biométrico. A primeira chamada para efetuar o recadastramento é até o dia 15 de setembro de 2015, portanto, os eleitores devem procurar imediatamente o Cartório Eleitoral de Não Me Toque para efetivar o procedimento.

 

É importante salientar a todos, que o recadastramento biométrico é obrigatório, desta forma, quem não efetiva-lo terá seu título de eleitor cancelado. No ato do recadastramento o eleitor deverá estar munido de documento oficial com foto, comprovante de residência em nome próprio, CPF e título de eleitor. 

 

O recadastramento biométrico será realizado de segunda a sexta das 11 horas até as 18 horas, no Cartório Eleitoral de Não Me Toque, localizado na rua Liberato Salzano, 146, sala 01, centro, Não Me Toque-RS (Próximo ao supermercado Sede da Cotrijal).

A equipe do cartório solicita que os eleitores os procurem o quanto antes, sem deixar para a última hora, evitando assim filas e demais contratempos. O local não fecha ao meio dia.

 

Mais informações no telefone 3332-1943 ou pelo e-mail zon117@tre-rs.jus.br

 

A empresa AGCO America do Sul com filial em Ernestina comunica que está contratando Operador de Logística Multifuncional. Os interessados devem encaminhar o seu currículo para o e-mail graziela.ribeiro@agcocorp.com . Maiores informações no telefone 3324 8214;

 

Sobre a vaga:

 

Empresa: AGCO

Local: Unidade de Ernestina

Função: Operador de Logística Multifuncional

Horário: seg. á sexta – feira das 7:30  às 12:00 / 13:00 às 17:18

Remuneração: Em torno de R$ 1.177,00

Benefícios: Plano de saúde UNIMED e UNIODONTO estendido a dependentes (filhos e esposa (o)), Seguro de Vida, Previdência Privada, Transporte e almoço na empresa;

Obs: A empresa fornece transporte de Tio Hugo à Ernestina.

 

Informações sobre a empresa acesse: http://www.agco.com.br/