17 de dezembro de 2015 as 10:36 / Geral, Saúde

MINISTÉRIO DA SAÚDE EMITE ALERTA EPIDEMIOLÓGICO

Estamos vivendo um momento muito delicado na Saúde Pública em relação ao mosquito Aedes aegypti, um vetor conhecido de todos nós a bastante tempo por transmitir algumas doenças como Dengue, Febre Amarela, Febre Chikungunya e Zika Vírus, transmitindo.

O país inteiro está em alerta epidemiológico em relação ao Zika Vírus, que surgiu a pouco tempo mas está causando graves problemas a saúde dos brasileiros. Este novo vírus transmitido pelo Aedes aegypti tem afetado principalmente gestantes, causando microcefalia nas crianças recém nascidas. Além disso, o Zika Vírus também causa a Síndrome de Guillan Barré, que atinge o sistema nervoso das pessoas, causando sérios problemas de saúde.

Saiba Mais:

A microcefalia é uma malformação congênita em que o cérebro do feto não se desenvolve de maneira adequada. O bebê, quando nasce, apresenta um perímetro cefálico menor do que os 32 centímetros considerados normais. Além de trazer risco de morte, a condição pode ter sequelas graves para os bebês que sobrevivem, como dificuldades psicomotoras (no andar e no falar) e cognitivas (como retardo mental).

Guillain-Barré. Alguns estados do Nordeste que tiveram a ocorrência do vírus zika têm observado um aumento incomum dos casos da síndrome de Guillain-Barré. Na situação específica da Síndrome de Guillain Barré, os anticorpos produzidos pelo nosso sistema imunológico causam a paralisia dos movimentos dos músculos das pernas, impedindo as pessoas de andar. Se o quadro piorar, a paralisia pode atingir o sistema respiratório, fazendo com que a pessoa acometida necessite de respiração por meio de aparelhos, em uma UTI. Mesmo que esta síndrome paralisante seja reversível na maioria dos casos, algumas pessoas podem permanecer com sequelas, como a perdas de sensibilidade em algum membro, além de que a síndrome pode acometer pessoas de quaisquer idades.

União de todos pode ser o trunfo no combate ao Aedes Aegypti

O combate ao mosquito Aedes aegypti deve ser constante e feito por cada um de nós todos os dias, todos os meses do ano. A forma mais eficiente e mais eficaz de evitar essas doenças é não deixar o mosquito se procriar, e a maneira mais efetiva de se fazer isso é eliminar todos os focos de água parada existentes.

O Núcleo Regional de Vigilância em Saúde da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde juntamente com a secretaria municipal de Saúde de Tio Hugo está inserido nesta guerra contra o mosquito Aedes Aegypti e está convidando você a participar.

* Não deixe água parada;

* Coloque areia nos pratos das flores ou quando possível deixe sem o prato;

* Lave 2 vezes por semana os bebedouros dos seus animais de estimação;

* Tampe caixas de água;

* Cubra ralos;

* Coloque o lixo no lixo;

* Mantenha jardines e pátios com grama aparada e sem depósitos que possa acumular água;

* Remova folhas e galhos das calhas.

Faça sua parte!!!