10 de dezembro de 2015 as 11:06 / Geral, Saúde

Tio Hugo busca auxílio do Governo Estadual para atendimento a acidentes de trânsito

Na tarde da quarta feira 02 de dezembro o prefeito de Tio Hugo Verno Aldair Müller encontrou-se com o secretário estadual de saúde João Gabbardo dos Reis. O deputado estadual Gilmar Sossella (PDT) também participou do encontro realizado na sede da Secretaria Estadual de Saúde em Porto Alegre.

Em pauta no encontro estava a elaboração de um convênio entre Estado e Município para que sejam mantidas duas equipes de atendimentos de emergência voltadas especialmente para atendimentos em acidentes de trânsito. Desde o fechamento dos pedágios os atendimentos a este tipo de sinistro eram realizados por equipes do Samu, no entanto, desde março de 2015 o Governo Estadual não renovou o contrato, e o Serviço de Atendimento Móvel Urgência foi paralisado em todo o estado.

Verno Müller explica que no momento a prefeitura municipal está bancando com recursos próprios as equipes de atendimentos emergências que atendem acidentes em estradas, e como em Tio Hugo passam milhares de veículos por dia na BR-386 e nas rodovias estaduais, o número de acidentes são elevados. ”Investimos pesado para oferecer uma boa estrutura para o Samu aqui em Tio Hugo, no entanto, após o fim do acordo do Governo do Estado com os municípios nos vimos em uma situação complicada. No momento estamos atendendo as ocorrências de acidentes nas rodovias, sendo que teoricamente essa responsabilidade seria dos Governos Estadual e Federal; isso está pesando no nosso orçamento que já está apertado devido a baixa na arrecadação municipal o que já é de conhecimento de todos. Cobramos essa solução que seria mais coerente para que o município diminua o peso que está carregando sozinho nas costas neste ano de 2015”, enfatizou Müller.

O deputado estadual Gilmar Sossella ofereceu apoio maciço a esta demanda do município de Tio Hugo, as conversações continuarão nas próximas semanas para que esta importante solicitação seja acatada pelo Governo do Estado.