A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
04 de dezembro de 2015 as 11:48 / Agricultura e Meio Ambiente, Geral

IIº Fórum Regional do Leite debate a qualidade do produto e mercados futuros

 

Com a programação voltada à qualidade e ao mercado futuro do produto, o II Fórum Regional do Leite, realizado na sexta (27),  durante a 5ª Feira Portal Rotas das Terras, abordou técnicas que garantem uma melhor produção leiteira, além de situar e alertar os produtores para o que o mercado reserva para  os próximos anos.

Na abertura do evento,  o prefeito de Tio Hugo, Verno Muller, reiterou a importância da atividade no município e da parceria entre o poder público, Emater e Cooperativa dos Produtores de Leite do Município de Tio Hugo – Coprolat-, promotora do evento juntamente com a Prefeitura.  Muller explicou a respeito de alguns programas na área leiteira, iniciados há alguns anos, e que hoje colhem vários frutos.

A primeira palestra da manhã,  promovida pelos representantes da  Cooperativa Cosuel/Dália,  o médico veterinário Luciano Martins e a técnica agropecuária Bruna Nardi, destacou o tema “Qualidade do leite como diferencial de produção”.  A técnica agropecuária ponderou sobre a importância do manejo do rebanho, bem como do cuidado com a mastite nas vacas leiteiras. De acordo com Bruna, o manejo adequado inicia cedo, com a busca dos animais na pastagem, onde até a velocidade  e ritmo dos animais deve ser respeitada, a fim de evitar o estresse e a diminuição na produção.

Outros pontos levantados por ela prenderam a atenção dos mais de  120 pessoas, entre produtores, autoridades e especialistas da áera. Dentre explanações sobre os cuidados com a higiene do animal e a limpeza das salas de ordenha.   “ Um dos pontos que sempre ressalto  é que não é a instalação que faz um produto como o leite ser de qualidade, e sim os cuidados com ele, começando com o manejo dos animais, ordenha, recebimento e entrega do produto ”, salientou.

O chefe do Escritório da Emater de Tio Hugo, Cláudio Carvalho,  também expôs sobre a relevância da atividade para o município, sendo a produção leiteira a segunda maior,perdendo apenas para a produção de grãos. Somente no ano passado, foram produzidos  mais de 5,5 milhões de litros no município.

Sobre o fórum, Carvalho diz que  “essa manhã possibilitou aos produtores  terem conhecimento da importância de hábitos que visam a qualidade do produto, se enquadrando dentro das normativas de níveis de células somáticas e bacterianas”. 

Já o presidente da Coprolat, Alexandre Arend, que administra a cooperativa com mais de 80 associados em sete municípios da região e que recebe mais de 400 mil litros por mês, frisa que os produtores às vezes não colocam em prática noções básicas simples que os auxiliariam e, através de um fórum como esse, os despertam para fazer.

A segunda palestra  da manhã foi coordenada pelo presidente da APIL – Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul -, Wlademir Dal Bosco. Na oportunidade, abordou sobre o mercado de laticínios no Estado, demonstrando os cenários e desafios futuros,  e perspectivas quanto a regularização das propriedades.

Na ocasião, Dal Bosco reforçou a importância de manter ativas as pequenas e médias agroindústrias, associações e cooperativas de leite, que trabalham em parceria com os produtores. Ele também fez uma  comparação com  as grandes empresas, que simplesmente tem o foco comercial e não pensam nas comunidades.

 

O presidente da Coprolat explica que as cooperativas oferecem serviços de qualidade, como assistência técnica, além de uma gama de produtos com fácil acesso ao produtor. “Quanto ao mercado é importante o agricultor ficar ligado no cenário atual, como preços de produtos regulados pelo dólar e que tem altas durante o ano,  produtos esses essenciais na produção leiteira”, explica Arend.  Após as palestras,  os produtores participaram de um almoço e da 5ª Mostra do Gado Leiteiro.

 

 

Integraram a mesa do fórum  o secretário municipal de Agricultura, Paulo  Pereira, o  presidente da Coprolat, Alexandre Arend, o  prefeito de Tio Hugo, Verno Muller, o vereador Lúcio Bruinsma e o chefe do Escritório da Emater de Tio Hugo,  Cláudio Carvalho. 


Notícias Semelhantes
Tio Hugo/RS
Rua Venezuela, 285 - CEP: 99345-000
Telefone: (54) 3338-9167
E-mail: gabinete@tiohugo.rs.gov.br
Expediente:
8:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00