Proerd forma 80 estudantes
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência – Proerd, realizou na manhã de sexta-feira (27), a solenidade de formatura de 80 estudantes das escolas municipais de Tio Hugo – formaram duas turmas do 5º ano da Escola Reinoldo Born, uma turma do 7° ano da Escola Casemiro de Abreu e uma turma do 7° ano da Escola Antônio Parreiras.
O programa teve 10 encontros coordenados pela sargento Sandra Turello com atividades teóricas e práticas, e produção textual para concorrer à premiação de um kit escolar. As redações partiram do tema “O que eu aprendi do Proerd”, e foram premiados três estudantes de cada turma. Confira os premiados:
5º ano, turma A – Escola Reinoldo Born:
– Isadora Müller Kuhn
– Gabriel Backes
– Priscila Feyh Markus
5° ano, turma B – Escola Reinoldo Born
– Kauany Stack
– Eduarda da Silva Klein
– Érica Heger Ignacvuk
7º ano – Escola Casemiro de Abreu
– Eduarda Duarte Machado
– Poliana Borges
– Guilherme Albernaz Carvalho
7º ano – Escola Antônio Parreiras
– Ildriana Laynna de Britto Ortega
– James de Souza Santos
– Marília Aparecida do Carmo
As participantes do programa Isadora Müller Kuhn e Amanda Danielly Mann avaliaram positivamente o aprendizado adquirido. “Foi muito bom participar e aprender sobre o mundo das drogas e violência, como por exemplo que, de mil pessoas dependentes químicas, apenas uma consegue sair da dependência”, disse Isadora. “Se não tivesse participado, hoje não conheceria os perigos das drogas e violência física e verbal”, afirma Amanda.
A sargento Sandra conta que os encontros visam os impactos que as escolhas erradas podem gerar graves consequências. “Foi plantada a sementinha neles, esperamos que coloquem em prática todos os ensinamentos”, salienta. Para o Cap. Ceolan, o programa já tem reflexos na comunidade, pois na região ele existe há 10 anos, e há mais de 5 anos em Tio Hugo. “Hoje temos pessoas que ocupam lugares importantes na sociedade, que participaram do projeto quando crianças, e para nós isso é um motivo de orgulho, pois esse é o resultado do nosso trabalho”, ressalta o capitão.
Ensinado por policiais em mais de 100 países, o Proerd iniciou suas atividades em 1992 no Brasil. O programa é oferecido para crianças de 9 a 12 anos, com realização da Brigada Militar em parceria com as escolas e famílias.