A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
01 de dezembro de 2015 as 12:53 / Geral, Saúde

Saúde do homem será tema de palestra ministrada na 5ª Feira Portal Rota das Terras

 

No sábado dia 28 de novembro durante a 5ª Feira Portal Rota das Terras a secretaria de Saúde de Tio Hugo promoverá uma palestra com o Dr. José Mario Barreto. O tema da palestra que se iniciará as 10:00 horas será a “Saúde do homem”, assunto que está em alta já que estamos no  mês de novembro, chamado de novembro azul. Novembro Azul é uma campanha de conscientização dirigida à sociedade, em especial para os homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Esta campanha tem o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque

Todos os homens de Tio Hugo estão convidados para prestigiar esta importante palestra. Além disso, os visitantes do Parque de Eventos também podem participar deste encontro.

Saiba mais sobre o Câncer de Próstata:

O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo.

Prevenção: Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco do câncer. Especialistas recomendam pelo menos 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens com 45 anos de idade ou mais façam um exame de próstata anualmente, o que compreende o toque retal feito e o PSA. Segundo especialistas, o toque retal é considerado indispensável e não pode ser substituído pelo exame de sangue ou por qualquer outro exame, como o ultrassom, por exemplo. Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros. Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários.

 

 


Notícias Semelhantes
Tio Hugo/RS
Rua Venezuela, 285 - CEP: 99345-000
Telefone: (54) 3338-9167
E-mail: gabinete@tiohugo.rs.gov.br
Expediente:
8:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00