27 de novembro de 2015 as 12:03 / Geral, Saúde

Secretaria da Saúde executa o Levantamento Rápido de Índices do Aedes Aegypti em Tio Hugo

Dos dias 09 ao dia 12 de novembro uma equipe formada pelas agentes comunitárias de saúde de Tio Hugo e por agentes de endemias da 6ª Coordenadoria Regional da Saúde de Passo Fundo visitou residências na área urbana do município vistoriando e alertando os moradores sobre a iminência da dengue com a chegada do verão.

As visitas técnicas fazem parte do LIRAa que é o Levantamento de Índices Rápidos do Aedes Aegypti, que pretende mapear a área urbana  e pontos estratégicos em busca de focos de procriação do mosquito transmissor da dengue, da Febre Chikungunya e do Zika Vírus.

De acordo com a secretaria municipal de Saúde foram vistoriados 204 imóveis em diferentes regiões da cidade de Tio Hugo. As equipes volantes descobriram sete pontos de água parada com aparecimento de larvas. O material foi enviado para a 6ª Coordenadoria de Saúde de Passo Fundo que analisou as amostras atestando negativo para o mosquito Aedes Aegypti.

Mesmo com a ausência de focos de procriação do mosquito transmissor da dengue, a secretaria municipal de Saúde pede a todos que fiquem em alerta, fiscalizando possíveis reservatórios com água parada nos pátios de suas residências e em locais próximos. É importante ressaltar, que em maio deste ano Tio Hugo foi considerado infestado pelo Aedes Aegyti, pois foram encontradas larvas do mosquito em diversos bairros da cidade. Este fato mobilizou a equipe da secretaria que trabalhou em várias frentes para reverter esta situação. A participação da comunidade também foi fundamental para que o LIRAa fosse concluído com resultados satisfatórios.

A secretaria municipal de Saúde de Tio Hugo agradece o apoio dos técnicos da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde de Passo Fundo e o empenho das agentes de Saúde na execução deste importante trabalho de prevenção e de coleta de larvas, levando em consideração que o mapeamento e o descobrimento dos focos é o único meio de acabar com a Dengue e as outras doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti. O secretário de Saúde de Tio Hugo Delcio Wiedthauper também faz um agradecimento especial a toda a comunidade que abriram as portas de suas casas, permitindo que o trabalho pudesse ser realizado da melhor forma possível, enfatizando que todos devem continuar cuidando de seus pátios e se manter em alerta a fim de eliminarmos o mosquito Aedes Aegypti do nosso município.

Se todos fizerem a sua parte, Tio Hugo estará livre da dengue.