24 de novembro de 2015 as 12:06 / Agricultura e Meio Ambiente, Geral

Prefeitura municipal recebe o “Prêmio Gestor Público 2015”

Lançado em 2009 na 3ª edição da Feira Portal Rota das Terras, o programa municipal “Fortalecimento do Campo” foi fundamental para o desenvolvimento de muitas micro e pequenas propriedades de Tio Hugo. A execução deste importante programa nos últimos 6 anos rendeu a prefeitura municipal uma premiação estadual.

Na noite da terça feira dia 10 de novembro, algumas municipalidades gaúchas foram agraciadas com o “15º Prêmio Gestor Público 2015”. O evento foi realizado no teatro Dante Barone na Assembleia Legislativa em Porto Alegre. A premiação é promovida pelo Sindifisco-RS e pela Afisvec – Associação dos Fiscais de Tributos Estaduais do Rio Grande do Sul, em parceria com a Assembleia Legislativa gaúcha. O prefeito de Tio Hugo, Verno Aldair Müller esteve presente no ato para receber a premiação remetida ao município. O chefe do executivo tio-huguense recebeu uma placa como “Certificado de Reconhecimento” pela execução do programa “Fortalecimento do Campo”, que reconhece a importância deste projeto para o desenvolvimento econômico de Tio Hugo.

Müller destaca que em 2009 foram lançados durante a 3ª edição da Feira Portal Rota das Terras dois programas. O “Fortalecimento do Campo” que foi agraciado com a premiação neste ano, e o programa “Tio Hugo Crescimento Integrado”, que recebeu a mesma certificação em 2010 na 9ª edição do Prêmio Gestor Público.  Ambos os programas tem como intuito fomentar o desenvolvimento econômico do município, impulsionando a geração de emprego e renda tanto na cidade quanto no campo. “Quando lançamos estes dois programas a 6 anos atrás, sabíamos que eles teriam papel importante no desenvolvimento econômico do nosso município. O programa “Tio Hugo Crescimento Integrado”, vem desde o seu lançamento promovendo diversas atividades, através da parceria entre o Poder Público, empresas e trabalhadores. Além disso, o programa “Fortalecimento do Campo” também é vital no apoio aos micro e pequenos produtores, os auxiliando nos mais diversos serviços em sua propriedade, buscando uma maior produtividade e consequentemente melhor renda”, enfatizou.

Desde 2010 o programa “Tio Hugo Crescimento Integrado” foi precursor de diversas ações que auxiliaram os empreendedores tio-huguenses a obter êxito nos seus negócios. O “Programa Fortalecimento do Campo” que também se destacou, é executado através de 13 ações, como por exemplo, a patrulha agrícola, melhoramento genético, entre outras, que beneficiaram diretamente centenas de produtores rurais tio-huguenses nos últimos anos.

No total, 170 projetos foram inscritos na 15ª edição do Prêmio Gestor Público. Todos os municípios foram alvos de uma vistoria técnica, que avaliou os projetos inscritos. Esta avaliação em loco determinou quais seriam os agraciados com a premiação. “Temos que parabenizar a todos os envolvidos nesta conquista. A toda a equipe da secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente, a equipe da secretaria de Obras, que trabalha em conjunto em algumas ações, e também a secretaria de Desenvolvimento, que também é parceira na execução destes projetos. Parabenizar os produtores que acreditaram neste projeto, e que colaboraram aprimorando ainda mais o “Fortalecimento do Campo”. Este reconhecimento só traz benefícios ao município”, finalizou Verno Müller.

O desenvolvimento econômico é um dos seis eixos de atuação determinados pela atual administração municipal. Tanto o programa “Tio Hugo Crescimento Integrado” quanto “Fortalecimento do Campo” são programas que fomentam o desenvolvimento econômico do município, através de diversas iniciativas do poder publico municipal em parceira com produtores rurais e empresários para estimular o desenvolvimento na cidade e na zona rural. Em 6 anos de atuação ambos os programas já apresentaram excelentes resultados, e a manutenção destes dois projetos será vital para que Tio Hugo continue em destaque, credenciado a receber premiações desta natureza.