19 de novembro de 2015 as 10:36 / A Cidade, Geral

Tio Hugo unido no combate a dengue

Com a chegada do verão, volta também a preocupação com o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Febre Amarela, Chikungunya e a mais recente, Febre Zika. A previsão de um verão chuvoso aumenta o risco de contágio já que o mosquito necessita de água limpa e calor para se reproduzir.

É importante salientar a todos que Tio Hugo passou a ser considerado infestado a partir de maio de 2015, após a equipe da secretaria municipal da saúde ter encontrado focos em praticamente todos os bairros da cidade.

Em virtude deste fato providencias estão sendo tomadas para reverter esta situação. A união e colaboração de toda a comunidade é fundamental para que este mal seja controlado. Na próxima semana as agentes de saúde em parceria com a equipe da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde de Passo Fundo farão um levantamento em todo o município. O LIRAa – Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti – permitirá identificar os locais com maior concentração de focos de reprodução do mosquito transmissor e os tipos de recipientes com água parada, que servem de criadouros mais comuns.

De acordo com o Ministério da Saúde, o índice utilizado no LIRAa leva em consideração a porcentagem de casas visitadas com larvas do mosquito Aedes aegypti. Os municípios classificados como de risco apresentam larvas do mosquito em mais de 3,9% dos imóveis pesquisados. É considerado estado de alerta quando menos de 3,9% dos imóveis pesquisados têm larvas do mosquito; e satisfatório quando o índice está abaixo de 1% de residências com larvas do mosquito.

A secretaria municipal de Saúde pede a colaboração de toda comunidade tio-huguense para que possa realizar da melhor maneira possível mais um trabalho de combate à Dengue. Se cada um fizer a sua parte os objetivos serão alcançados!

Todos no combate a Dengue.