04 de novembro de 2015 as 13:00 / Agricultura e Meio Ambiente, Geral

Agroindústria tio-huguense “Santos Panificados” recebe o selo “Sabor Gaúcho”

Na quarta feira 28, a Emater/RS-Ascar representada por Claudio Carvalho e a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Tio Hugo representada por Osvaldo Santos Lima, efetuaram a entrega do contrato de autorização do uso da marca “Sabor Gaúcho” para a agroindústria tio-huguense “Santos Panificados” da proprietária Josiane Maria Schereiner dos Santos Kern. O estabelecimento já foi agraciado no último mês com o certificado de inclusão no “Programa Estadual de Agroindústria Familiar” (PEAF), e agora avança mais uma etapa com a conquista desta importante autorização de uso da marca reconhecida no âmbito estadual, agregando ainda mais valor e confiabilidade aos produtos produzidos pela “Santos Panificados”.

O Programa Estadual de Agroindústria Familiar tem como objetivo valorar e impulsionar a produção primária oriunda das pequenas propriedades, melhorando a renda, firmando o desenvolvimento socioeconômico e as condições gerais de vida dos agricultores familiares de todo o estado. O uso do Selo “Sabor Gaúcho” é um marco importante para agroindústrias uma que vez faz parte do Programa de Agroindústria Familiar do Estado do Rio Grande do Sul.

O chefe do escritório da EMATER/RS Ascar em Tio Hugo, Cláudio Carvalho dos Santos, destaca que o Selo “Sabor Gaúcho” foi criado para possibilitar aos agricultores familiares a agregação de valor à produção primaria, melhorando a renda e as condições gerais de vida de suas famílias, bem como contribuir para o desencadeamento de um processo de desenvolvimento socioeconômico em nível municipal, regional e estadual. De acordo com o extensionista rural a Agroindústria “Santos Panificados” da tio-huguense Josiane é fruto de um trabalho desenvolvido pela Emater/RS-Ascar em conjunto com a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, que vem incentivando as famílias à regularizarem seus estabelecimentos. Cláudio ressalta ainda que a autorização do uso da marca “Sabor Gaúcho”, é uma identificação da procedência, da qualidade e do cumprimento das exigências fiscais, sanitárias e ambientais. ”Através deste programa é possível realizar o cálculo nutricional dos produtos e posterior confecção dos rótulos, dando um destaque ao produto familiar além do consumidor ter mais confiança no momento da compra”, disse.

A agroindustrialização da produção realizada pelos agricultores familiares vem se constituindo como uma importante alternativa de geração de renda. Além disso, essa prática culmina na descentralização e a diversificação da produção, promovendo o desenvolvimento local, fortalecendo os valores culturais, a sustentabilidade ambiental e a oferta de produtos diferenciados e de qualidade à toda população.

A agroindústria “Santos Panificados” produz produtos de excelente qualidade que são comercializados em Tio Hugo e região, como bolachas, pães, cucas e massas. De acordo com a proprietária da agroindústria Josiane, foram investidos R$ 10 mil para montagem do empreendimento, e aquisição dos equipamentos necessários para uniformizar a produção que é conduzida com muita qualidade. Este montante foi conquistado através do (Feaper) programa do Governo do Estado. O fato da agroindústria “Santos Panificados” ter sido agraciada com o Selo “Sabor Gaúcho” é importante para o desenvolvimento da família e do estabelecimento. Com este selo a agroindústria pode participar do fornecimento de produtos para a merenda escolar, e se habilita para comercializar produtos em supermercados e participação em feiras e exposições no Estado inteiro.