21 de outubro de 2015 as 19:15 / Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Geral

Escola Casemiro de Abreu promove mais uma edição do “Café com Leitura”

Na quarta feira 14 de outubro foi realizada mais uma edição do projeto “Café com Leitura” da Escola Casemiro de Abreu. Criado em 2013 o projeto tem como intuito principal instigar, incentivar e despertar o leitor que há dentro das crianças das séries iniciais e finais das escolas municipais de Tio Hugo. O evento literário contou com diversas atividades e atrações que envolveram a comunidade escolar durante o dia todo. As escolas municipais Antonio Parreiras, Laurentino Machado, Frei Clemente e Reinoldo Born prestigiaram o evento. Além disso, os pais de alunos e comunidade em geral também prestigiaram as atividades propostas em mais uma edição do “Café com Leitura” que foi realizada no ginásio da comunidade evangélica de Polígono do Erval.  Os alunos da escola foram divididos em grupos que montaram “pontos de amostra” onde apresentavam indicações e livros que leram nos últimos meses. Os estudantes contavam a história da obra que leram. Alunos das séries inicias e finais interpretaram poemas que traziam a tona diversos assuntos da atualidade, contavam histórias apresentando fotografias e outros itens relacionados aos livros que leram. Além disso, os estudantes também confeccionaram maquetes que reconstruíam cenários descritos em livros.

Durante o “Café com Leitura” também foram promovidas apresentações teatrais baseadas em livros. A secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Tio Hugo, Marilene Marquetti, destacou a importância de projetos como esses para o desenvolvimento intelectual e didático de todos os alunos da rede municipal de ensino. “Este programa é apenas um dos diversos projetos que temos em Tio Hugo nas escolas municipais. Todas as escolas possuem iniciativas que incentivam a leitura. Vivemos na era digital, portanto, em muitos casos as pessoas deixam os livros de lado em função das opções tecnológicas que existem. Porém, projetos como esses instigam os alunos a ler e pegar gosto pela leitura, e esse é o foco do “Café com Leitura” que de alguma forma tenta inserir a leitura na vida desses estudantes. E pelo o que vimos aqui o resultado é extremamente positivo”, ressaltou Marilene.

A equipe da SMECEL participou do evento, acompanhando de perto a atuação dos estudantes, que se dedicaram para fazer bonito durante as apresentações. “Sempre prezamos por uma boa educação, os estudantes da rede de ensino de Tio Hugo possuem o acompanhamento de perto, de pedagogas e psicóloga, que monitoram o desenvolvimento dos alunos frequentemente. Projetos como esses são importantes, os professores a direção e todos os alunos estão de parabéns pela iniciativa”, finalizou a Secretária.

Recentemente o município de Tio Hugo foi agraciado com o “Prêmio Cultura Codic 2015” pela execução do projeto “Centopeia da Leitura” que é promovido na escola municipal Laurentino Machado. Esta iniciativa também têm como intuito formar leitores assíduos. A atuação destacada do município no setor educacional também foi reconhecida pelo Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado que premiaram Tio Hugo pela atuação e atendimento a educação infantil. Essas conquistas são fundamentais para evidenciar que o município está no caminho certo quando o assunto é educação. A perspectiva para o futuro é a melhor possível, pois todos sabem que através de projetos como o “Café com Leitura” estão sendo formados pessoas que saberão exercer a sua cidadania da maneira correta;